Imagem: Reprodução/Freepik/Racool_studio

by Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | Canaltech

Desde que o trabalho remoto se tornou padrão em muitas empresas com a chegada da pandemia da covid-19, muitas delas passaram a pensar em manter a modalidade no futuro — até pela economia de custos. Agora, entretanto, um estudo da Microsoft pode levá-las a repensar essa estratégia.

Para David Holtz, professor-assistente da Haas School of Business da Universidade da Califórnia em Berkeley, a ordem de trabalhar em casa criou uma oportunidade única. “Foi possível identificar os efeitos do trabalho remoto em toda a empresa e o modo como os profissionais se comunicam e colaboram.”

Mais de 61 mil funcionários da companhia nos EUA foram observados entre dezembro de 2019, ou seja, antes do lockdown, e junho de 2020. Segundo os pesquisadores, trabalhar em casa reduziu a criatividade dos colaboradores.

E mais: a comunicação e o trabalho em equipe também foram prejudicados enquanto os funcionários estão distantes dos colegas de firma. O levantamento mostra que os profissionais passaram cerca de 25% menos tempo em colaboração em grupos em comparação com a interação antes da pandemia.

Produtividade e inovação são afetadas

A pesquisa aponta, ainda, que a produtividade e a inovação também foram afetadas. Isso porque indivíduos de diferentes departamentos não conseguiram adquirir ou compartilhar novas informações.

Ainda assim, nem tudo é negativo. Os dados indicam que, com o expediente remoto, houve redução de 5% no tempo dedicado a reuniões. Já as horas semanais de trabalho, e o volume de e-mails e de mensagens instantâneas enviados aumentaram.

Imagem: Reprodução/Envato/halfpoint

A análise destaca que os efeitos são diferentes até mesmo se um funcionário trabalhar remotamente e outro no escritório. “Isso tem implicações importantes para empresas que consideram o trabalho híbrido”, afirma Holtz. “É crucial pensar sobre como essas políticas são implementadas.”

Fonte: Época Negócios

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Em compensação diminuiu as fofocas.
This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob