9849503883?profile=original

Células-tronco vistas por microscópio produzidas a partir de células da pele no Japão (Foto: Reuters/Center for iPS Cell Research and Application, Kyoto University)

Agência de regulação americana diz que parte dessas terapias, algumas utilizadas na medicina estética para 'regenerar' tecidos, são perigosamente duvidosas.

Por G1

O FDA (sigla para Food and Drugs Administration), órgão que regulamenta o setor de medicamentos nos Estados Unidos, condenou em nota oficial o que chamou de “falsas promessas” de clínicas que têm utilizado células-tronco como marketing para seus produtos.

Nos Estados Unidos, essas terapias têm sido anunciadas para o tratamento de uma série de enfermidades e também na medicina estética, em terapias antienvelhecimento.

“Há uma pequena quantidade de atores inescrupulosos que se apoderaram da promessa clínica da medicina regenerativa a fim de fazer garantias enganosas e às vezes corruptas aos pacientes com base em produtos não comprovados e, em alguns casos, perigosamente duvidosos”, afirmou a entidade.

As células-tronco, que podem ser extraídas do sangue, da gordura ou da medula, têm o potencial de se diferenciar em diferentes tecidos e, por isso, têm sido usadas em uma série de terapias tidas como regenerativas.

"Produtos confiáveis e cuidadosamente desenvolvidos vão sofrer se esses maus atores continuarem a propagar má ciência", diz nota do FDA.

Mais fiscalização para o setor

Juntamente com o alerta para as clínicas, a agência americana disse que intensificará sua fiscalização na área. A instituição também planeja para outubro uma série de reuniões que descreverão mais claramente quais são os processos necessários para a regulamentação dessas terapias.

A agência exorta, no entanto, que a área é uma das mais promissoras da medicina, mas que a maioria das terapias está em estágio inicial.

“Essas novas tecnologias possuem uma promessa significativa para tratamentos transformadores e potencialmente curativos para algumas das doenças mais preocupantes e intratáveis da humanidade”.

De fato, segundo a agência, a ciência tem se debruçado com forte empenho em aplicações da terapia em uma ampla gama de doenças -- como câncer, doença de Parkinson e diabetes, entre outras, mas que só há aprovação para um número limitado de terapias.

Infelizmente, diz o FDA, "esses atores desonestos" exploram os sinceros relatos do potencial clínico de produtos devidamente desenvolvidos como uma forma de enganar os pacientes.

Com isso, segundo o FDA, essas clínicas acabam por coibir o otimismo de outros que enfrentam graves doenças. "Isso coloca todo o campo em risco", diz a nota.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob