ap-17313044863153.jpg?profile=RESIZE_710x— Foto: Andrew Harnik / Associated Press

Isso coloca em risco a trégua comercial alcançada entre as duas maiores economias do mundo há menos de quatro meses


Por Valor — São Paulo


O governo do presidente Donald Trump está estudando impor medidas econômicas mais agressivas contra a China em resposta à forma como Pequim lidou com a pandemia de covid-19, colocando em risco a trégua comercial alcançada entre as duas maiores economias do mundo há menos de quatro meses, segundo informa o “Financial Times”.


Diante do crescente número de mortos nos EUA, na casa de dezenas de milhares, e das consequências econômicas das medidas de confinamento e de distanciamento social, Trump tem acusado a China de ter escondido a epidemia em seu início e fracassado em impedir sua disseminação em todo o mundo.


De acordo com o “FT”, a Casa Branca e o Congresso estão alinhando a retórica anti-China com medidas para conter o fluxo de investimentos e as cadeias de fornecimento no país asiático, segundo assessores parlamentares e lobistas em Washington ouvidos pelo “FT”.
A deterioração na relação EUA-China tem sido particularmente difícil apesar da trégua alcançada em janeiro, após quase dois anos de guerra de tarifas entre as duas maiores economias do mundo, com impacto em todo o comércio global.


Embora a “fase um” do acordo comercial assinado em janeiro seja limitado, o mesmo proporcionava alguma estabilidade à relação econômica entre os dois países até depois da eleição presidencial nos EUA, em novembro. Mas Trump agora diz que poderá anular o acordo se a China não cumprir com as compras de produtos americanos acordadas, trazendo de volta a ameaça de nova escalada na guerra de tarifas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob