Europa obriga farmacêutica a cortar preços em 73%

Margrethe Vestager (foto de Jennifer Jacquermar, CE)

By Monitor Mercantil

Após adquirir medicamentos essenciais contra o câncer de outra farmacêutica, em 2012, o laboratório Aspen começou a aumentar progressivamente os seus preços em toda a Europa. Os preços da Aspen excediam os seus custos relevantes em quase 300%, em média, mesmo levando em consideração uma taxa de rentabilidade razoável, calcula a Comissão Europeia.

Agora, a Aspen, uma empresa farmacêutica global sediada na África do Sul e com filiais em vários países, inclusive no Brasil, se comprometeu a reduzir os preços na Europa desses seis medicamentos em 73%, em média, ficando abaixo dos valores de 2012. Além disso, a Aspen tem de assegurar a continuidade do fornecimento desses remédios durante um período que vai de 5 a 10 anos, determinou a Comissão Europeia.

Há 50 anos que os medicamentos da Aspen não são protegidos por patentes, o que significa que qualquer investimento em P&D relativamente aos medicamentos foi já totalmente compensado.

A vice-presidente executiva Margrethe Vestager, responsável pela política da concorrência, afirmou: “Em resultado da decisão de hoje (10/2), a Aspen tem de reduzir radicalmente, em toda a Europa, os seus preços de seis medicamentos que são essenciais para o tratamento de certas formas graves de câncer do sangue, incluindo o mieloma e a leucemia.” E completou: “A decisão de hoje dá um forte sinal a outras empresas farmacêuticas dominantes no sentido de não praticarem preços abusivos com vista a explorar os nossos sistemas de saúde.”

 

ASG

Como costuma fazer o professor Paulo Márcio de Mello na coluna Empresa-Cidadã, fomos ao site da Aspen entender os compromissos de “Cidadania Corporativa Responsável” do laboratório:

“A visão de Aspen, ‘entregar valor a todas as nossas partes interessadas como um cidadão corporativo responsável que fornece medicamentos de alta qualidade a preços acessíveis globalmente’, resume a abordagem inerente do grupo de conduzir os negócios de forma ética, com integridade e com sabedoria comercial que se esforça para melhorar o bem-estar social de seus investidores, funcionários, clientes e parceiros de negócios.”

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob