Farmácia da UFF vai parar de vender medicamentos prontos

medicamentos-1-300x167.jpg?profile=RESIZE_710x

Dentro dos próximos dias a Farmácia Universitária da Universidade Federal Fluminense (FAU-UFF), no Centro de Niterói, irá parar de comercializar medicamentos para pronta entrega e funcionará somente com os medicamentos manipulados. O projeto de expansão da unidade, com construção de novos laboratórios e reformas, também está longe de sair do papel por falta de verba por parte do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap).

A notícia foi confirmada pelo novo diretor da unidade, o farmacêutico Nilo Jorge Piccoli, que explicou os motivos do encerramento da venda dos remédios de pronta entrega. “Os preços dos medicamentos industrializados nas farmácias comuns está muito barato e não está compensando a nossa venda. A gente não consegue baratear mais os valores e não está valendo a pena a comercialização. Estamos deixando o estoque acabar e não teremos mais novas remessas”, contou.

Mesmo assim, a FAU continua atendendo cerca de 50 pessoas por dia para manipulação dos medicamentos. Cápsulas, pomadas e hidratantes para tratamentos de artrose, por exemplo, são alguns dos produtos feitos nos laboratórios da unidade. O atendimento no posto, que continua funcionando mesmo com a obra de alargamento da Avenida Marquês do Paraná, está razoável e, segundo Nilo, o aumento na demanda foi de 10% nas últimas semanas.

Os preços dos manipulados geralmente são de 20% a 50% mais baratos quando comparados com outros laboratórios particulares. “Temos a expectativa de crescer nesse segmento para 2020 e queremos aumentar nossa grade de medicamentos, investindo em novas fórmulas e produções. Podemos melhorar muito o nosso serviço e é o que queremos”, completou o diretor.

NOVOS LABORATÓRIOS

O projeto de expansão da FAU, com a construção de outros dois laboratórios para manipulação de antibióticos e homeopatia veterinária, além da reforma dos três espaços que funcionam no antigo prédio, está parado. Esse investimento foi anunciado no início desse ano, mas Nilo confirma que não teve nenhuma ação nesse sentido. “Estamos sem perspectivas para isso por falta de verba. Não temos como pensar nessa obra pois a verba está muito baixa”, lamentou.

O Huap foi questionado sobre os assuntos abordados nesta reportagem, mas até o fechamento da edição não se manifestou. A FAU funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Avenida Marquês de Paraná, 282, no Centro de Niterói. O contato pode ser feito pelo telefone (21) 2629-9445 e os medicamentos são vendidos mediante apresentação de receituário médico.

Fonte: A Tribuna

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob