Genomma investe em autoteste de HIV

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A Genomma Lab viu na pandemia oportunidade para ampliar o portfólio e investir em nova categoria. Desde março, vende em farmácias um autoteste de HIV que detecta a presença do vírus por meio do fluido oral em 20 minutos. O Brasil é o primeiro dos 18 países onde a mexicana atua a receber o produto. A meta é elevar no mínimo em cinco vezes os 48 mil testes do tipo feitos por ano.

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Cerca de 10 mil farmácias têm entre quatro e seis unidades do exame fabricado pela americana OraSure Technologies expostas de forma discreta na prateleira, ao lado dos preservativos. Esse segmento ainda é pequeno no país e movimentou somente R$ 3,7 milhões no ano passado, conforme dados da consultoria IQVIA.

“É a primeira vez que trabalhamos com um produto de autoteste. É uma aposta importante, mas o foco continuará sendo OTC [medicamentos sem prescrição] e cuidados pessoais”, afirmou Gustavo Abreu, diretor-geral da Genomma Lab no Brasil, detentora do creme para remover sinais e rugas Cicatricure e dos sabonetes Asepxia.

O Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com o HIV e não sabem, segundo levantamento divulgado em novembro de 2019. “O número de casos cresce 700% por ano, especialmente entre a população com idade entre 18 e 25 anos, e acima de 45 anos. São 40 mil novos casos”, disse Cinthia Ribeiro, diretora de marketing OTC da Genomma Lab.

Existe um tabu para realização dos testes para identificar a infecção. De acordo com Ribeiro, a privacidade de pegar o produto na prateleira da farmácia, pagar no caixa e realizar o exame em casa pode auxiliar no diagnóstico da doença no estágio inicial. O produto é vendido nas lojas e no comércio eletrônico por R$ 79,90.

“O OraQuick é aprovado pela FDA [agência americana de alimentos e medicamentos] e recebeu o aval Anvisa em 2018. É usado, inclusive, na África pela fundação Bill & Melinda Gates”, disse a diretora de marketing. Se vender uma unidade em cada farmácia, a Genomma terá o equivalente a 21% do total registrado em 2019.

De acordo com o presidente da Genomma, a pandemia de covid-19 afetou os negócios apenas na semana de fechamento do varejo físico. Nas últimas sete semanas, as vendas no Brasil crescem acima de 10%, especialmente no comércio eletrônico. “Mantivemos a aposta nos filmes para TV e aceleramos a agenda de lançamentos”, afirmou Abreu.

No primeiro trimestre de 2020, a receita líquida da Genomma Lab no mundo cresceu 6,3%, para 3,33 bilhões de pesos mexicanos, e o lucro líquido somou 373,6 milhões de pesos mexicanos, alta de 48,1% na comparação anual. Em 2019, a receita subiu 8,2%, a 12,75 bilhões de pesos mexicanos, e o lucro foi de 986,2 milhões de pesos, queda de 11,1%.

A subsidiária brasileira vai ampliar no segundo semestre os produtos da marca Next. Serão lançados uma vitamina C com zinco e, em setembro, deverá chegar aos pontos de venda um sabonete antibacteriano. Além disso, foi antecipado de 2022 para o quarto trimestre um antigripal com paracetamol na concentração de 750 mg.

“Nosso plano de negócios não foi afetado negativamente devido à pandemia, pelo contrário, está dando resultados surpreendentes. Não descartamos aquisições ou joint ventures e os investimentos no Brasil terão crescimento de duplo dígito, assim como a receita”, disse o presidente.

Fonte: Agencia AIDS

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