3a6r7ei382_37i80ptiig_file?dimensions=460x305&&&&&&&&&&&&&&&&&resize=460x305&crop=679x450+121+0layout=%27responsive%27&profile=RESIZE_710x

Veja

Colunista: João Batista Jr.

 

10/01/20 - Após três sessões de quimioterapia e outras 33 de radioterapia, que resultaram na perda de 18 quilos, o jornalista José Roberto Burnier retornou ao trabalho. Ele voltou a apresentar o programa Em Ponto, da GloboNews, depois da batalha contra a doença.

Como foi diagnosticado? Em casa, notei um nódulo na região do pescoço. Achei estranho, mas não havia nenhuma dor. Dias depois, exames mostraram tratar-se de um carcinoma na base da língua, com metástase localizada apenas na região. A origem do câncer foi um HPV pego na adolescência, que eu não sabia que tinha. Ele fica escondido, por isso não foi detectado em check-ups habituais. Mas, pelo fato de a origem ser o HPV, a chance de cura é maior.

Como foi o tratamento? 

José Roberto Burnier - Quando não mata, o câncer cobra caro. O tratamento foi um baque de seis semanas, com três sessões de quimioterapia e outras 33 de radioterapia. Perdi 18 quilos. De tão fraco, ia para a sessão de radioterapia em cadeira de rodas ou maca. Depois do tratamento, fui tomado por uma fadiga de dois meses.

Como se sente hoje? 

José Roberto Burnier - Por ter feito aplicações de laser na região atingida, não tive feridas na boca. Mas meu paladar foi afetado. O gosto do sal já voltou; o do açúcar, ainda não.

Como foi voltar ao estúdio após seis meses afastado? 

José Roberto Burnier - Tive apoio da Globo e de meus colegas, entre eles o Carlos Tramontina, com quem falei regularmente. Esse abraço forte, digamos assim, foi muito importante. Eu me preparei para voltar: fiz musculação e exercícios aeróbicos para repor a massa muscular perdida. Deu tudo certo. Passo três horas e dez minutos, ao vivo no ar, de pé. Estou muito feliz.

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob