DikaJob - Rede Social Farma, Biotec e Life Sciences

Rede Social Farma, Biotec e Life Sciences

Siga o DikaJob

YouTube    -    Instagram    -    LinkedIn    -    Telegram    -    Facebook

Por Joni Mengaldo

Ontem cedo fui levar minha esposa ao hospital em Campinas, ela faria uma cirurgia. O horário marcado para chegar ao local era 6 da manhã. Moramos em Valinhos, na região metropolitana de Campinas, mas ainda, numa certa distância do hospital que fica próximo a casa da minha mãe, talvez uns 25 kms.

Chegando ao hospital eu não sabia onde era a ala de internação e perguntando, cheguei ao estacionamento de convênios, mas ao parar, passei alguns metros da cancela e ao começar a retornar com o carro ouvi uma buzina. Olhei pelo retrovisor e vi uma mulher com o carro parado, o qual não tinha visto antes, pois ela estava no ponto cego traseiro direito.

Parei subitamente, avancei novamente meu carro e esperei que ela passasse. Ao estar parelha ao meu carro ela desferiu algumas “palavras” que não quero escrever aqui.  Depois que ela passou, consegui dar marcha à ré e falei a seguinte frase com minha esposa: “neste horário?”. Seguimos ao estacionamento.

Ao chegar à recepção, poucos minutos após o horário que deveríamos, entregamos a carteirinha do plano de saúde e sentamos. Fomos atendidos pouco após as 8 da manhã e soubemos que a cirurgia só aconteceria às 13h00s.

Pergunto a você: “qual seria sua reação neste momento?”.

A palavra hebraica Hokma foi utilizada por Salomão um dos reis do antigo Israel, 700 anos antes de Jesus, como expressão de Sabedoria.

Hokma é uma palavra que expressa um comportamento pautado pela Sabedoria. Em português esta palavra poderia indicar alguém que tem uma habilidade extraordinária, é uma qualidade de uma pessoa que vive sua vida com um padrão de Excelência.

Há dois provérbios bíblicos que dizem: “Vocês inexperientes, adquiram a prudência; e vocês tolos, tenham bom senso.” Pv 8.5 e em outro local “Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.” Pv 8.12.

Sabe gente, eu já fui tolo e tenho tentado deixar de ser. Anos atrás eu discutia para fazer prevalecer meu ponto de vista, discutia jogando futebol, no ambiente profissional....

Tomar decisões equivocadas não deve ser o perfil de alguém sábio e tentar impor uma opinião é uma decisão equivocada. Hoje tenho buscado a Sabedoria.

Voltando ao caso do hospital, não respondi àquela senhora, nem fiquei exaltado na recepção do hospital. A propósito quando no hospital eu esperava pacientemente a recepcionista preencher os formulários chegou um amigo nosso o Dr. Mário, já pensou se eu tivesse sido “tolo” naquele momento?

Posso dizer sem dúvida nenhuma que minha falta de sabedoria já me levou ao desemprego.

Quais são seus momentos de tolice? No trânsito? Ao ver uma partida de futebol?  No trabalho? Em sua casa?

O silêncio num momento acalorado é sinal de Sabedoria e não fraqueza.

Não seja tolo, seja Sábio, seja Hokma!

Escrito e Publicado por Joni Mengaldo em 11/10/2011

Exibições: 1051

Comentar

Você precisa ser um membro de DikaJob - Rede Social Farma, Biotec e Life Sciences para adicionar comentários!

Entrar em DikaJob - Rede Social Farma, Biotec e Life Sciences

Comentário de Aluizio Rodrigues de Oliveira em 30 outubro 2020 às 10:58

Bom Dia,

Excelente texto. Já fui tolo também, não vale a pena. É difícil manter a calma, porém, muito necessário nos dias de hoje. Muitas brigas, confusões e até assassinatos por causa de brigas de trânsito. Nem com a pandemia houve mudança de comportamento. Que pena.

No rodapé de uma revista Seleções, de muito tempo, lí a frase:  " Das reações a um insulto, a mais hábil e que requer menos esforço é o silêncio"

Abraços

Comentário de Marcia Godoy Martins em 29 outubro 2020 às 9:06

Sábias palavras, Joni. Precisamos identificar nossos gatilhos para conseguir este controle emocional. Requer prática, não é fácil. Venho me empenhando há anos para isso. Já fiz inúmeros progressos, a ponto de ser reconhecida por amigos como um exemplo de controle emocional. Mas vira e mexe a gente escorrega, as vezes de uma maneira bem feia! Espero que a sua esposa esteja plenamente recuperada ou em processo de recuperação da cirurgia!

Comentário de Samuel Souza em 29 outubro 2020 às 8:47

Joni, fantástico sua mensagem, ela atinge não só uma parte mas todo o âmbito da vida. Obrigado. QUe sejamos Hokma!

ACESSE

© 2020   Criado por JONI MENGALDO.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço