Laboratório de Itapira recebe requisição do Ministério da Saúde para entregar medicamentos de 'kit intubação' em UTI | Campinas e Região | G1

Jornal da CNN – TV CNN Brasil

Jornalista: Nohlan Hubertus

Apresentadora Carol Nogueira: O Governo Federal pediu ajuda a indústria farmacêutica para o fornecimento do chamado ‘Kit intubação’. Uma empresa já se comprometeu a entregar todo o estoque de medicamentos a partir de amanhã. Ao vivo de Brasília, Nohlan Hubertus tem os detalhes.

 

Repórter Nohlan Hubertus : “Boa noite Carol e boa noite a todos que acompanham o Jornal da CNN. O laboratório Cristália garantiu que vai entregar todos os medicamentos disponíveis para suprir a necessidade dos hospitais públicos de todo o país por uma semana. Esse anúncio foi feito na manhã de hoje, durante uma reunião com o Ministério da Saúde. O laboratório disse que pode entregar os medicamentos já a partir de amanhã. Essa distribuição vai ficar a cargo do próprio laboratório, com a ajuda do Ministério da Saúde.

 

Agora a noite, a Eurofarma também disse que atendeu pedido de informações do Ministério da Saúde, mas disse que a capacidade de produção não condiz com a demanda necessária aqui, no país.

 

O pedido de ajuda do Ministério da Saúde veio depois que vários hospitais, de todo o país, anunciaram a escassez dos medicamentos usados no ‘kit intubação’.   Inclusive a Anvisa já liberou, já autorizou, a importação direta desses medicamentos.

 

O presidente executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos, Nelson Mussolin, disse que a política de pedido de importação também desses medicamentos e logística desses medicamentos aqui, no nosso país, deve ser revista e iremos acompanhar o que ele diz”

 

Nelson Mussolini: “A partir do momento que o governo vem com o pedido que ele chama de “requisição administrativa”, ele esvazia aquele estoque que tínhamos para o sistema privado. Então, nós iremos sim ter que criar um sistema de logística que consigamos atender a demanda sem a possibilidade de se fazer estoque de segurança. Nós teremos que fazer a entrega semanal desses produtos, quinzenal, no máximo”. 

 

Repórter Nohlan Hubertus : “A Sociedade Brasileira de Anestesiologista recomendou hoje a interrupção provisória do agendamento de cirurgias eletivas. O objetivo é ajudar a conter o desabastecimento de medicamentos usados para intubação de pacientes em todo o país. A SBA, em conjunto com outras associações médicas, enviou uma carta ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o CONASS; ao Conselho Nacional de Secretários Municipal de Saúde, o CONASEMS; e a Marcelo Queiroga, que deve assumir o Ministério de Saúde nos próximos dias. Além dessa suspensão das cirurgias eletivas o documento sugere também a adoção de medidas administrativas, que facilitem a importação desses medicamentos usados na intubação, com a maior rapidez possível”.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob