Máscara e distanciamento, a combinação indicada

gettyimages-1216754088-1.jpg?profile=RESIZE_710x

Correio Braziliense 
Jornalista: Indefinido


04/11/20 - Pesquisadores do Instituto de Computação de Alto Desempenho A*Stars, em Washington, nos Estados Unidos, também desenvolveram um modelo de estudo de gotas contendo partículas virais, mas, nesse caso, para verificar a trajetória, pelo ambiente, dos aerossóis contaminados. O estudo foi publicado na revista Physics of Fluids e sugere que, além do uso de máscara, o distanciamento social é fundamental para evitar a transmissão do Sars-CoV-2.

Por meio de uma simulação de fluxo de ar, os cientistas descobriram que uma única gota de tosse de 100 micrômetros sob a velocidade do vento de 2 metros por segundo pode viajar até 6,6m e ainda mais longe em condições de ar seco, devido à evaporação das substâncias componentes da gotícula que evaporam no ambiente. “Além de usar uma máscara, descobrimos que o distanciamento social é geralmente eficaz, uma vez que a deposição de gotas é reduzida em uma pessoa que está a pelo menos 1m de quem tossiu”, diz o principal autor, Fong Yew Leong.

Uma tosse típica emite milhares de gotas de diversos tamanhos. Os cientistas descobriram que gotas maiores assentam no solo rapidamente devido à gravidade, mas podem ser projetadas 1m pelo jato da tosse, mesmo sem vento. Gotículas de tamanho médio podem evaporar em gotas menores, que são mais leves e mais facilmente transportadas pelo vento, e essas viajam ainda mais longe.

Condições ambientais

“Uma gota que evapora retém o conteúdo viral não volátil, de forma que a carga viral é efetivamente aumentada”, diz o coautor Hongying Li. “Isso significa que as gotículas evaporadas que se transformam em aerossóis são mais suscetíveis de serem inaladas profundamente no pulmão, o que causa infecção no trato respiratório, do que as gotículas maiores não evaporadas.”

Essas descobertas também dependem muito das condições ambientais, como velocidade do vento, níveis de umidade e temperatura ambiente, ressalta Li. Embora a pesquisa tenha se concentrado na transmissão aérea externa em um contexto de clima tropical, os cientistas planejam aplicar o resultado para avaliar o risco em ambientes internos e externos onde as multidões se aglomeram, como salas de conferência ou anfiteatros.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob