Natura lança serviço de compras por voz com Google Assistente

by TI Inside

A Natura passa a disponibilizar uma ferramenta de comércio por voz em parceria com o Google Assistente. Por enquanto, a novidade está disponível apenas em smartphone, mas a marca de cosméticos já estuda expandir a novidade para outras plataformas.

Com a ferramenta de voz será possível realizar a busca por produtos, adicionando-os ao carrinho e finalizar a compra por meio do pagamento via boleto. Para iniciar a experiência, basta dizer a frase: “Ok Google, falar com Natura”.

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais usuários ativos no Google Assistente. Segundo uma pesquisa realizada pela Kantar para o Google, 37% dos brasileiros usam o Google Assistente pelo menos 3x na semana, sendo que 21% usam diariamente. A ferramenta já está presente em um bilhão de dispositivos (smartphones, TVs, smart speakers) em mais de 90 países. Por enquanto, o serviço está disponível apenas no Brasil, mas já há planos de lançamentos em outros países nos quais a marca mantém operação.

O recurso foi desenvolvido pelo Innovation Lab, equipe da área de Inovação Digital da Natura dedicada a explorar tecnologias emergentes, além de se relacionar com ecossistema de inovação pelo programa Natura Startups. De forma transparente para o usuário, o comércio por voz no Google Assistente realiza as conexões com o e-commerce da Rede Natura através de APIs (sigla em inglês para Aplication Programming Interface ou padrões de acesso para um aplicativo de software) e a ferramenta Dialogflow, uma solução Google Cloud que utiliza inteligência artificial para criar experiências de conversação mais naturais e ricas.

De acordo com o vice-presidente da plataforma de negócios da Natura, Agenor Leão, a solução de comércio por voz deve ser ampliada ainda mais pela marca. “A experiência de comércio por voz é ainda uma ferramenta muito nova tanto para empresas quanto para consumidores. Por isso, nosso foco é seguir ampliando a utilização em nosso negócio, seja acelerando outros caminhos, seja pela criação de novos serviços e experiências para toda a nossa rede e seus diferentes públicos”, explica Agenor.

O vice-presidente afirma ainda que ferramentas ativadas por voz têm diversas vantagens como serem mais simples e rápidas para o ser humano, além de terem potencial inclusivo para diversos perfis de pessoas e não necessitarem do download de nenhum aplicativo para a maioria dos smartphones Android.

Por fim, Agenor Leão ressalta que a jornada da digitalização da Natura é muito mais ampla do que uma relação comercial online. A marca tem feito investimentos contínuos em inovar seu modelo de negócio e já disponibilizou assistentes de voz para outros serviços da marca, como a experiência de Meditação Natura, que pode ser acionado pelo Amazon Alexa e pelo Google Assistente, disponíveis em português, espanhol e inglês.

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