9849661281?profile=original

Valor Econômico / Site 
Jornalista: Indefinido


29/07/20 - Anunciado nesta terça-feira em Portugal, um novo equipamento é capaz inativar 100% das partículas do novo coronavírus suspensas no ar e poderá ser usado em ambientes com alto potencial de contaminação, como ônibus e aviões, de acordo com a agência de notícias Lusa.

Siga o DikaJob

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

A tecnologia foi desenvolvida no âmbito de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as faculdades de farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, disse à agência o coordenador da investigação, João Nunes.

“Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus Sars-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inativadas, o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inatividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus”, disse João Nunes.

Denominada AT MicroProtect, a tecnologia baseia-se num “conceito novo de ‘física inversa’, que integra um sistema de emissão de comprimentos de ondas, de forma controlada e orientada, muito mais eficiente do que a radiação solar, com o desenvolvimento de algoritmo matemático e físico sobre o comportamento do vírus”, explicou.

O equipamento, movido a energia elétrica, poderá ser aplicada na proteção dos profissionais do setor da saúde, nos meios de transportes aéreos e terrestres e no interior de edifícios ocupados por um elevado número de pessoas, como aeroportos e centros comerciais ou lares de idosos.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob