O perfil do líder que nasce com a pandemia

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(unsplash/Unsplash)

Saber interpretar os sinais do negócio e do comportamento dos colaboradores é fundamental para vencer momentos desafiadores


Por Fernando Mantovani

Exame

Quando a pandemia teve início no Brasil, a Robert Half fez uma pesquisa com 240 profissionais e mapeamos que 41% deles estava usufruindo do home office pela primeira vez dentro da empresa na qual atuam.

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Isso quer dizer que, assim como muitos colaboradores estão tendo que se adaptar às pressas, muitos líderes também estão tendo que se adequar a esse novo momento. Em situações desafiadoras como a que estamos vivendo, minha percepção é de que o líder precisa colocar em prática duas habilidades:

Análise de dados

O Brasil de hoje não é o mesmo que iniciou o ano. É possível que as metas estabelecidas no início de 2020 já não façam mais sentido. Dessa forma, é importante que o líder vá em busca de dados de negócio para entender qual é a situação da organização e do mercado de atuação dentro do cenário da pandemia.

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Quais são os números da sua área? Qual é o impacto dela dentro da organização como um todo? O que esses dados dizem sobre o seu modelo de gestão? Quais metas precisam ser reestabelecidas? Quais processos podem ser otimizados? Onde estão as oportunidades de negócio? Como está o desempenho dos membros do time?

Em momentos como esse, todo dado tem capacidade de gerar ideias inovadoras. Vai se destacar o gestor que souber interpretá-los da melhor forma. 

Relacionamento interpessoal

Principalmente em cenários desafiadores, o líder precisa estar próximo do time para manter ou elevar o engajamento dos colaboradores.

Então, cuide-se para manter-se emocionalmente saudável, demonstre sua real preocupação com os profissionais e evite dar opiniões carregadas de emoção ou de percepções pessoais.

Com a necessidade de distanciamento social, a tendência é que os profissionais fiquem um pouco inseguros. Isso exigirá que você demonstre proximidade e abertura para ouví-los, seja transparente na medida do possível, assuma verdadeiramente o comando da área e identifique a sua rede de apoio para quando precisar tomar decisões mais delicadas. 
Não sei se essa é o primeiro grande desafio que você enfrenta na carreira profissional. Mas, possivelmente não será o último. O que posso te assegurar e me faz bem acreditar é que sempre temos a oportunidade de sair melhores dessas situações. Então, não desanime.

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Joni Mengaldo

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