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ONA lança livro gratuito "Jornada da Acreditação"

E-book está dividido em 11 capítulos e conta com a contribuição de diversos autores. O conteúdo é um guia para organizações de saúde que buscam iniciar ou aperfeiçoar seus processos ligados à promoção da segurança do paciente.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) lança o livro “Jornada da Acreditação”, disponível em formato digital e gratuito. Para contribuir com a obra, foram convidados especialistas brasileiros de diferentes áreas.

 

“No mês de abril, em que comemoramos o Dia Mundial da Saúde e o aniversário do Programa Nacional de Segurança do Paciente, este é um presente para todos os profissionais e colegas que queiram iniciar, aprimorar ou continuar no processo de acreditação”, afirma Gilvane Lolato, gerente de Educação da ONA.

A publicação faz parte da campanha “A ONA acredita na sua saúde”, lançada no dia 5 de abril, na mesma semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde, e que segue até o dia 17 de setembro, Dia Mundial da Segurança do Paciente. O objetivo é compartilhar mais informações sobre os padrões de Qualidade e Segurança do Paciente com todos os públicos – pacientes e familiares, cuidadores e profissionais de saúde.

Entre as ações da campanha, também estão previstos outros conteúdos educativos, como vídeos, cursos gratuitos, webinars e posts para sensibilização nas redes sociais. Os materiais serão disponibilizados ao longo dos próximos meses no portal e nas redes sociais da ONA.

 

 

Capítulos do livro

Capítulo 1 – Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA)

Capítulo 2 – Gestão de qualidade

Capítulo 3 – Gestão e avaliação dos processos

Capítulo 4 – Gestão de resultados dos processos

Capítulo 5 – Gestão de riscos em saúde

Capítulo 6 – Núcleo de Segurança do Paciente e fluxo de notificação

Capítulo 7 – Ferramentas de gestão da qualidade

Capítulo 8 – Como ser um líder propulsor da cultura de segurança do paciente

Capítulo 9 – Melhoria contínua de processos

Capítulo 10 – O papel da liderança na gestão estratégica de pessoas, pilar de sustentação da Acreditação Hospitalar

Capítulo 11 – Comunicação como ferramenta para a qualidade de segurança do paciente

 

Informações técnicas

Ano: 2021

Número de Págs.:  178

Formato: Digital  

Distribuição: Gratuita

 

Autores

Adriana V. Torres de A. Fernandes, farmacêutica e especialista em Farmácia Clinica.

Aline Bevidqua, enfermeira e MBA em Gestão de Saúde, Auditora e Acreditação Hospitalar.

Ana Paula Gonçalves Stutzel, especialista em Ciência da Melhoria e MBA Gestão em Saúde.

Andréa Prestes, formada em administração e mestranda em Gestão de Saúde, MBA em Gestão Hospitalar e especialista em Qualidade nos Serviços de Saúde.

Audrey Rippel, mestre Qualidade e Segurança do Paciente, MBA executivo em Saúde, especialista em Administração Hospitalar e graduada em enfermagem.

Camila Deister, enfermeira, especialista em Cardiologia.

Cassia Monfredini, formada em administração, tecnóloga em Gestão e Qualidade e em Gestão da Informação.

Daniela Siccardi Menezes, Ginecologista Obstétrica, mestre em Saúde Pública e doutora de Ciências Medicas. 

Fabiana Rigolo, enfermeira, pós-graduada em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente.

Fabrízio Rosso, administrador, especialista em Didática do Ensino Superior, Dinâmica Organizacional, Liderança e Motivação, mestre em RH.

Gilvane Lolato, administradora, MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecção, especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, mestranda em Gestão e Metodologias da Qualidade e Segurança da Atenção em Saúde.

José Antônio Ferreira Cirino, comunicólogo, doutor em Comunicação e Sociabilidade, pós-graduado em Comunicação e Cultura, mestre em Comunicação, especialista em Gestão de Projetos.

Péricles Góes da Cruz, médico, pós-graduado em Administração Hospitalar e em Gerência Hospitalar

Renata Michele Guimarães Pereira Macedo, enfermeira, especialista em Saúde Pública e Terapia Intensiva, MBA em cursos em escolas de negócios

Rubria Coutinho, mestre em Administração de Empresas, possui especializações em escola de negócios

Livro Jornada da Acreditação
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