patent_image_0.jpg?3ptYynZmieGuvfltuxR2u0W4tb4IP..Q&itok=U4Inu28d&profile=RESIZE_710x

Estas são as 15 principais expirações de patentes de grande sucesso nesta década. (Shutterstock)

logo-pharma.svg?v=1.03&profile=RESIZE_710x

Olhando para a próxima década, alguns dos maiores medicamentos da indústria despencarão do precipício das patentes, colocando os gigantes farmacêuticos na berlinda enquanto os investidores clamam por seu próximo sucesso de bilheteria.

Os maiores nomes que deverão enfrentar a pressão dos genéricos nos próximos anos incluem os quatro medicamentos mais vendidos da indústria em 2020: Humira, Keytruda, Revlimid e Eliquis. Ao todo, nove dos 20 medicamentos mais vendidos do setor devem perder a exclusividade nos próximos anos, escreveram analistas da Moody's em um relatório recente.

Para ter certeza, não é fácil prever exatamente quando a concorrência começará a esquentar, uma vez que pode haver inúmeras patentes protegendo esses medicamentos, disse Mike Levesque da Moody's, o principal autor do relatório. Também não está claro se algumas empresas conseguirão escapar da concorrência dos genéricos por meio do tribunal ou quando os imitadores receberão a aprovação regulatória.

PatentExpiration_main.png&itok=N2ex0NoK&profile=RESIZE_710xMas esta lista fornece um instantâneo de alguns dos medicamentos de bilhões de dólares do mundo que estão avançando em direção à competição de genéricos ou biossimilares, o que sem dúvida pressionará seus fabricantes de medicamentos a buscar seus programas de P&D, ou outras empresas, em busca de futuras oportunidades de sucesso.

“Se você pensar nas principais empresas do setor, as que têm a maior exposição em relação ao seu tamanho nesta década serão AbbVie, devido à Humira nos EUA, Bristol Myers Squibb e Pfizer”, disse Levesque à Fierce Pharma

Claro, no topo de muitas mentes estará o Humira da AbbVie. A droga mais vendida do mundo começará a enfrentar cópias dos EUA em 2023, com a Amgen dando as primeiras ordens. Durante anos, a AbbVie tem enfrentado escrutínio sobre como envolveu o Humira com centenas de patentes que datam da próxima década. Ao todo, a indústria farmacêutica com sede em Chicago atingiu pelo menos oito assentamentos biossimilares para Humira.

Em seguida, vem o Keytruda da Merck. Os principais executivos há muito tempo são pressionados sobre o que a Merck tem guardado para a vida após o PD-1 King perder sua exclusividade de mercado em 2028. Com a recente cisão da Organon da Merck, a empresa está ainda mais dependente da Keytruda, mas também tem US $ 9 bilhões em novos dinheiro para procurar negócios.

Quão importantes são esses medicamentos para as empresas? A Humira gerou cerca de 43 % da receita total da AbbVie no ano passado, enquanto a Keytruda obteve cerca de 30 % da venda da Merck.

No curto prazo, porém, a Merck terá que lidar com um precipício de patentes para o envelhecimento de seu medicamento para diabetes tipo 2, Januvia, combinado com seu derivado Janumet. A empresa ainda não desiste, pois tenta conseguir ainda mais patentes para estender a exclusividade.

A Bristol Myers Squibb é a farmacêutica com mais drogas potencialmente perdendo exclusividade nesta década, já que Revlimid, Eliquis e Opdivo enfrentam a concorrência. Mas a BMS, que deve estar entre as negociadoras de fusões e aquisições mais ativas nos próximos anos, tem trabalhado arduamente em busca de seus próximos sucessos de bilheteria, mesmo depois de seu megadeal de US $ 74 bilhões para a Celgene em 2019 e sua compra de US $ 13,1 bilhões da MyoKardia no ano passado.

A Moody's não vê mais nenhum movimento de mega-fusões e aquisições, como o negócio da BMS com a Celgene, caindo no pico - pelo menos no curto prazo. Os analistas, avaliando os próximos 12 a 18 meses, preveem que muitos negócios vão fechar na faixa de US $ 5 a US $ 20 bilhões. Os mercados mais quentes para entrar? A Moody's espera que seja oncologia, imunologia e terapia gênica, dadas as necessidades não atendidas de tratamentos altamente eficazes e tecnologia em rápida evolução, como a ferramenta de edição de genes CRISPR.

Nosso relatório analisa o que algumas das empresas mais expostas estão fazendo para se preparar para seus iminentes precipícios de patentes. As descobertas são baseadas em informações da Moody's Investment Services, bem como registros de empresas, ligações de investidores, registros da FDA e muito mais. Como sempre, esperamos que você goste e entre em contato se tiver comentários ou ideias para compartilhar.

Os 15 principais vencimentos de patentes de grande sucesso nesta década:

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob