montadora carrosFoto: Reuters/Nacho Doce

O resultado representa a sétima alta mensal consecutiva no emprego industrial; por outro lado, a produção industrial recuou ante dezembro do ano passado

Anna Russi, do CNN Brasil Business, em Brasília

Pela primeira vez desde 2011, as contratações no setor industrial superaram as demissões no primeiro mês do ano, com o índice de evolução do número de empregados em 51,3 pontos. O resultado representa a sétima alta mensal consecutiva no emprego industrial. 

As informações são da Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (24). Foram consultadas 1.804 empresas, sendo 437 grandes, 618 médias e 746 pequenas, entre 1º e 12 de fevereiro.

Por outro lado, a produção industrial recuou ante dezembro do ano passado. O índice da produção ficou em 48,2 pontos, abaixo da linha divisória de 50 pontos. De acordo com a CNI, o movimento de desaceleração na produção é típico para o início de ano.


Para o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo, embora as contratações reflitam rápida recuperação da indústria, o resultado da produção sinaliza a continuidade do desaquecimento já observado nos últimos meses do ano passado.

"O que percebemos é que, mesmo com a queda, a produção se mantém em nível relativamente elevado, o que explica a alta do emprego em janeiro”, comentou Azevedo.

Já a utilização da capacidade instalada (UCI) ficou em 69%, o maior percentual para o mês desde 2014. Embora a pesquisa mostre estoques abaixo do que as empresas planejavam, a queda foi menos intensa e menos disseminada em janeiro do que nos meses anteriores, com menor distância entre o nível de estoque desejado e o estoque efetivo. 

"Como a situação ainda não se normalizou, esse fato indica que, possivelmente, os empresários estão planejando trabalhar com nível de estoque mais baixo do que no passado. As expectativas para a economia seguem otimistas", explica a CNI.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob