bigstock-Nurse-Takes-Care-Of-The-Patien-375342604-2.jpg?profile=RESIZE_710x

by Estadão Conteúdo

Os preços de medicamentos para hospitais registraram queda de 0,65% em relação a outubro. É o que aponta o Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Bionexo.

O resultado segue a tendência de queda apontada também em outubro, quando os preços tiveram variação negativa de 0,11%. As principais quedas incluíra os medicamentos para o aparelho cardiovascular (-5,69%), aparelho digestivo e metabolismo (-3,21%), sistema nervoso (-3,14%), preparados hormonais sistêmicos (-2,90%), sistema musculesquelético (-2,77%), antiinfecciosos gerais para uso sistêmico (-2,40%), entre outros.

Além disso, o recuo mensal captado pelo índice de preços de medicamentos para hospitais foi inferior à queda observa na taxa média de câmbio em novembro de 2020, de 3,70%.


No acumulado do ano, porém, o IPM-H tem alta de 10,64%, bem superior ao IPCA do período, que teve acréscimo de 2,65%. Por outro lado, a variação no preço médio dos medicamentos encontra-se abaixo da variação acumulada do IGP-M, com alta de 21,44%; e também da taxa de câmbio, de 24,81%.

“Em contexto, é possível atribuir esses aumentos a um ou vários dos seguintes fatores: choque positivo da demanda das unidades de saúde, desabastecimento do mercado doméstico, elevação do dólar e do preço de insumos, entre outros”, afirmam os técnicos da Fipe.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob