Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade

9849634677?profile=original

Imagem de susanne906 por Pixabay

Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. - Eclesiastes 4:12

 

Conta-se a história de um menino que, de forma determinada, mas sem sucesso, estava tentando tirar um tronco do caminho de seu esconderijo preferido. O pai, calado, observava de perto a luta do filho contra aquele peso. Finalmente disse:

- Filho, por que você não usa toda a sua força?

Confuso e já um pouco irritado, o menino respondeu:

- Pai, estou usando minhas forças até a última gota!

- Não, filho, não está – respondeu o pai calmamente. – Você não me pediu para ajudar.

 

Precisamos aprender a desenvolver alianças que sejam salutares às nossas vidas. Sei que abordar esse assunto é delicado, uma vez que, mais e mais, as pessoas tendem ao isolamento, individualismo e como já citei em artigos passados, olhamos e cuidamos do nosso umbigo.

Retomando ao acróstico que propus há duas semanas com a palavra “UMBIGO”, hoje vamos às letras M e B:

 

MERCÚRIO

O sociólogo Zygmunt Bauman tem falado sobre nossa realidade atual, que vivemos tempos líquidos, onde as relações interpessoais são líquidas,  e que devemos descartar o que não me agrada, o que não me interessa, o que me incomoda, o que exige de mim algo que vai além do meu conforto.

O fato é que não somos ermitões, respeito quem tem esse pensamento, no entanto neste aspecto da vida eu estou fora da moda e você pode me chamar de antiquado.

Não acredito nesse tipo de postura, nesse comportamento e estilo de vida.

Um relacionamento líquido é de curtíssimo prazo. Eu acredito na perenidade, na eternidade, no viver integralmente, de forma coletiva, no plural.

O mercúrio é um metal líquido, é um excelente condutor de eletricidade e estabelece ligação metálica muito facilmente com muitos outros metais. Podemos aprender e incorporar as propriedades do mercúrio no nosso modo de vida.

Em nosso organismo, tanto o sistema nervoso, quanto o cardiovascular são baseados em eletricidade e ligação com os outros órgãos, há uma interdependência que permite o perfeito funcionamento.

A transposição da ideia é que como um bom condutor e integrador, possamos viver e influenciar outros positivamente e fazer que uma cooperação “dê liga” num modo de vida plural.

 

BERÍLIO

O berílio é empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas e eu diria que o tamanho da resistência está intimamente ligado com sua resiliência.

Pensando nas asas dos aviões, vejamos um trecho de um artigo do Journal of Wonder da Embraer, onde se diz que não são estruturas rígidas:

 

“Quando olhamos para um avião em repouso é comum termos a impressão de que a sua ‘lataria’ é completamente rígida. Algumas partes até são, mas não as asas. Pelo contrário: ao longo do tempo, elas têm ficado cada vez mais longas e flexíveis. A ponta da asa do E190-E2, por exemplo, é tão maleável que pode se curvar por mais de um metro, sem nenhum dano”*

 

Resistência não é a mesma coisa que rigidez. A resistência diz o quanto eu posso ser flexível, sem quebrar, ou o quanto eu devo ser resiliente frente as diversas situações da minha vida.

As asas dos aviões têm que ser resilientes, pois sofrem grande pressão quando estão no ar, fora do repouso. Se a asa não for resiliente ela quebra.

Em nossas vidas, também temos que ser resilientes, no fogo, na terra, na água e no ar. Esse é um trocadilho para dizer o quanto há de pressão nos vários aspectos em nossos dias.

A pressão para seguirmos as piores práticas do mercado são grandes, saber ter valores sólidos, bem ancorados e não os negociar é fundamental para uma boa performance em equipe.

Deixar o orgulho de lado é fundamental para que consigamos atingir este objetivo.

Nestas minhas andanças pelo Brasil afora tenho aprendido muito e recebido feedback sobre meu trabalho.

Há algum tempo fui dar uma série de palestras para uma grande rede de farmácias do interior do estado de São Paulo. A matriz desta rede é na cidade de Piracicaba, cerca de 80 quilômetros de Campinas e fui falar exatamente sobre a importância de sermos resilientes.

Em determinado ponto da palestra, eu parei e desafiei a plateia para que colocassem um objetivo no papel e que o tirassem de lá. Que executassem.

Alguns meses depois voltei para ministrar outra série de palestras e quando terminei, fiquei cumprimentando alguns participantes e percebi que uma moça ficou por último e queria falar comigo.

Ela comentou que na palestra anterior o seu objetivo era fazer faculdade e que naquele momento já estava cursando o primeiro semestre do curso. Fiquei super contente com aquela notícia e nunca mais esqueci.

Eu entendo que la foi suficientemente resiliente para entender que precisava sair de seu lugar comum, precisava de coragem e tomada de decisão para um novo desafio. Aquele desafio foi o catalisador da decisão.

Meu desejo hoje é que sejamos como o mercúrio: bons condutores e cheios de ligação; e resilientes como o berílio. Certamente contribuirão nas várias interfaces que temos, incluindo à profissional.

Que essas competências sejam incorporadas ao nosso comportamento, pois como escreveu o rei Salomão em 900a.C: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se”. E quando mais dobras num cordão maior sua resistência.

Dois conseguem defender-se? E três? Quatro? Cinco......

 

Até o próximo artigo!

 

Joni Mengaldo

Quer falar comigo? Me escreva: dikajob@dikajob.com.br

 

Fonte: *https://journalofwonder.embraer.com/br/pt/144-o-que-tem-na-asa-de-um-aviao-8-coisas-que-voce-nao-imagina

__________________________________________________________________________

 

Observação este artigo é sequência dos seguintes artigos, que você pode ler:

 

1 - Expressão da Espiritualidade

LinkedIn: http://bit.ly/32w03ss

Dikajob: http://bit.ly/2qpChjK

 

2 - Expressão do Amor

LinkedIn: http://bit.ly/2MKyx4V

Dikajob: http://bit.ly/2WluvDz

 

3 - Vivendo um mundo cada vez mais umbigo

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

4 - É melhor ter companhia do que estar sozinho

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

  • Mengaldo, PARABÉNS pelo excelente artigo !!! Grande Abraço

    João Carlos Bagatin

  • Que texto maravilhoso!! Muito bem colocado, uma equipe que trabalha em parceria tem sempre muito a ganhar...
  • muito bom
This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob