Um guia para tornar seu currículo imbatível

size_960_16_9_profissionais-entregam-curr1.jpg?profile=RESIZE_710x

Getty Images

Talita Abrantes, de EXAME.com

Como fazer um currículo ideal

São Paulo - Não importa o momento que você está vivendo na sua carreira. Do estagiário ao executivo do alto escalão, currículo é sempre o primeiro passaporte para uma mudança de emprego.

Mas são necessários alguns cuidados e ter alguns conceitos bem claros em mente na hora de elaborá-lo. Pensando nisso, reunimos alguns vídeos de carreira que explicam, em detalhes, os princípios básicos para montar seu currículo e divulgá-lo na web. Aproveite.

Os erros mais comuns

Assassinar o português é um erro clássico (e crasso) na hora de confeccionar um currículo. Mas não é o único. Neste vídeo, Renato Grinberg, autor do livro “O instituto do sucesso”, lista quais os escorregões que muita gente dá ao montar o "passaporte" para o novo emprego.

Como os recrutadores descobrem as mentiras

A frase até pode ser clichê, mas quando se trata de currículos, cada vez mais, mentiras têm, sim, perna curta. Pelo menos é o que afirma Renato Grinberg, autor do livro “O instituto do sucesso”. De acordo com ele, graças às novas tecnologias e ao acesso maior de informações, está mais fácil para o recrutador perceber dados falsos no currículo. Veja quais são as principais estratégias deles.

Um currículo para cada oportunidade

Raul Seixas já dizia que era melhor ser uma metamorfose ambulante do que ter uma opinião formada sobre tudo. Pois, acredite, neste conceito pode estar a chave para ter um currículo imbatível. É o que Renato Grinberg explica para gente em mais um dos vídeos de carreira

Como achar as palavras-chave certas?

Dica básica para aumentar a relevância do seu currículo na internet? Invista em palavras chaves. Mas qual o segredo para escolher as melhores para a oportunidade profissional em questão? Renato Grinberg, autor do livro "O instinto do sucesso" (Editora Gente), ensina uma macete básico para isso.

Posso colocar a pretensão salarial?

Na hora de elaborar o currículo, é necessário falar quanto de salário você quer ganhar? Em mais um dos vídeos de carreira, João Marco, da Michael Page, dá a resposta.

Como usar a internet ao seu favor?

Um meio bastante eficaz de colocar seu currículo no radar dos recrutadores é publicá-lo na internet. André Magro, gerente da Hays Human Resources, e

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, explicam como fazer isso do jeito certo.

O que a foto do Facebook pode revelar sobre você

O LinkedIn até pode ser a principal rede social quando o assunto é carreira. Mas os headhunters admitem: o perfil do candidato no Facebook sempre é checado. E, mesmo quando todos os dados são restritos, é possível tirar algumas conclusões sobre o candidato apenas com a foto que ele escolheu para ilustrar seu perfil. Sérgio Sabino, diretor da Michael Page, dá as dicas para escolher a imagem ideal – sem queimar sua reputação profissional ou ficar longe de quem você é na vida fora do escritório.

Como formatar o currículo

"O currículo é uma peça publicitária que estará vendendo um produto: você", afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum. Veja o que ele e André Magro, gerente da Hays Human Resources, têm para ensinar sobre como montar um currículo.

Publicado no site da Exame em 05/05/2013

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Comentários

This reply was deleted.

Faça seu post no DikaJob