9849637074?profile=original

Imagem de Gordon Johnson por Pixabay

“Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.” Romanos 14:19

 

Recentemente vi uma pessoa fazendo um manifesto, indignada pela “falta de diversidade”  contra a capa de duas revistas de negócios, onde só apareciam homens bem-sucedidos. Numa capa estavam criadores de startup consideradas unicórnio.

No mundo do futebol pudemos ver o time do Cruzeiro ser rebaixado de divisão, indo para a série B do campeonato brasileiro. A Revista Veja fez uma matéria: “Zezé Perrella cita dívida de 700 milhões e diz que ‘vai cortar na carne’ ”.

Esse final de semana recebi de mais de um contato, comentários ou mimimi de evangélicos sobre filmes do “Porta dos Fundos” satirizando a primeira tentação de Cristo e a última Ceia. Antes de me julgarem pelo “mimimi”, deixa eu dizer que sou evangélico e porquê considero desta forma.

O que um manifesto, a queda do Cruzeiro e esta reação com centenas de milhares de assinaturas no site Change para impedimento dos filmes do Porta dos Fundos têm em comum?

A fórmula para o fracasso.

No post que vi sobre o manifesto interagi com a pessoa e fiz uma pergunta simples no espaço para comentários: “Eu tenho uma pergunta, se as imagens fossem invertidas, ou seja, só mulheres, você faria este manifesto?”; nenhuma resposta.

O último jogo do Cruzeiro com o Palmeiras foi marcado por forte emocionalismo e paixão, levando a uma reação exacerbada por uma pequena parte de torcedores.  

A Justiça de Minas Gerais tinha decidido que o jogo fosse com torcida única, após um pedido do Ministério Público (MPMG) e o termo que foi usado para o pedido foi:  “beligerância” entre as torcidas dos dois times.  

No final do jogo vimos que a decisão foi acertada, pois colocaria em risco além das torcidas rivais, pessoas comuns que estavam ali para se divertir.

E temos esta ação por parte dos evangélicos, que vejam, não estou minimizando dores e o ser ofendido, mas esse grupo está fazendo exatamente o que o “Porta dos Fundos” queria, estão dando audiência.

Nunca gostei do tipo de humor que essa produtora faz, acho de mal gosto, mas respeito quem gosta, acho até que estão em baixa e jogaram uma isca para reverberar o assunto. E conseguiram. Centenas de milhares de pessoas, neste momento, assinaram um manifesto.

Já passamos por ênfase na importância da inteligência como memória e resolução de problemas, depois um momento que todos buscam a expressão da Inteligência emocional, e hoje há a necessidade de nos apropriarmos da EXPRESSÃO DA INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.

No entanto, independente do ambiente, seja o corporativo, num campo de futebol ou até na igreja as pessoas continuam olhando para si e suas necessidades se achando o último biscoito do pacote, olham para seu UMBIGO.

Observamos polarização, onde todos querem puxar a rede para seu lado, mas não querem trabalhar colaborativamente buscando o melhor para todos. O resultado é que a rede vai se romper e os peixes vão cair e aí vem a MUVUCA*.

Precisamos urgentemente ter um pensamento crítico e saber questionar os determinados problemas e equilibrar os prós e contras.

Aprender a atuar num ambiente coletivo, respeitando os limites individuais será determinante para uma vida sustentável.

Ter senso de oportunidade, de aprender de valorizar serão cada vez mais fundamentais.

Ao invés de o criar um manifesto e o caos por uma capa de revista, atirar cadeiras no campo de futebol ou pedir impedimento de filme, que são atitudes negativas. Quero propor comportamento positivos, utilizando estes fatos com senso de oportunidade para crescer, para alavancar, para sermos melhores, para termos humildade e aprender, para não deixarmos de buscar nossos objetivos e colocar foco naquilo que realmente interessa e como o Apóstolo Paulo disse” se  esforce em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.”

No próximo artigo quero falar do ambiente que Paulo viveu ao escrever este texto, mas quero adiantar que a palavra PAZ citada acima, pressupunha um contexto de guerra.

Ele quis dizer que independente do ambiente: sucesso de alguém, beligerância de outro ou sátira, precisamos manter nossa serenidade e continuar buscando atingir o alvo, a meta, o objetivo e principalmente nosso propósito.

Já falamos do UMBIGO olhando para dentro de cada um e na próxima semana vamos começar a falar da MUVUCA*,  nosso ambiente externo.

Que sejamos significativos e universais no meio da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

MUVUCA*:

M - Meaningful – Significativo
U - Universal- Universal
V - Volatile - Volátil
U - Uncertain - Incerto
C - Complex – Complexo
A - Ambiguous – Ambíguo

Uma pergunta, qual é o seu propósito?

 

Acompanhe meus artigos e pensamentos.

 

Valeu, até o próximo!

 

Joni Mengaldo

Quer falar comigo? Me escreva: dikajob@dikajob.com.br

 

 

Este artigo é sequência dos seguintes artigos, que você pode ler:

1 - Expressão da Espiritualidade

LinkedIn: http://bit.ly/32w03ss

Dikajob: http://bit.ly/2qpChjK

 

2 - Expressão do Amor

LinkedIn: http://bit.ly/2MKyx4V

Dikajob: http://bit.ly/2WluvDz

 

 3 - Vivendo um mundo cada vez mais umbigo

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

 4 - É melhor ter companhia do que estar sozinho

LinkedIn: http://bit.ly/36tSo0m

Dikajob: http://bit.ly/36pTlqs

 

5 – Palavras agradáveis são como um favo de mel

LinkedIn:  http://bit.ly/2srkPfN

Dikajob:  http://bit.ly/2OuDtMh

 

 

 

#espiritualidade #propagandista #artigo #motivacao #profissional #lifesciences #propósito #inteligencia #objetivo #motivação #amor #vida #criatividade #negocios #business #disruptive #networking #expressão #espiritualidade. #oportunidades #palestranteinovacao #onlife #disrupcao #disrupção #ideia #inovacao #news #exponencial #espiritual #merger #business #vida #profissional #profundidade #propósito #indomaisalém. #DikaJob #JoniMengaldo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob