whatsapp-image-2020-06-24-at-10.05.03.jpeg?profile=RESIZE_710x

USP de São Carlos cria sistema de descontaminação de ar que pode ajudar na prevenção de doenças. — Foto: Divulgação/ IFSC-USP

Equipamento usa radiação UVC e é capaz de eliminar 99,9% dos microorganismos. Salas de aula da universidade irão receber o aparelho.


Por G1 São Carlos e Araraquara


Um sistema de descontaminação de ar com base em radiação UVC, desenvolvido pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo de São Carlos (IFSC/USP) pode ajudar na prevenção contra o novo coronavírus e outros microorganismos.

Siga o DikaJob: 

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

O equipamento criado sob a supervisão do pesquisador e professor Vanderlei Bagnato, promove a descontaminação de partículas suspensas no ar, minimizando as chances de que vírus, bactérias e fungos contaminem pessoas que estão em espaços fechados.

O aparelho faz com que ar do recinto circule por um sistema que usa a radiação UVC para fazer a descontaminação de forma rápida e continua. O sistema também promove a decantação mais rápida das partículas, puxando-as para o chão e tirando da área de respiração das pessoas.

Segundo os pesquisadores, os experimentos realizados mostraram que durante uma única passagem pela luz UVC, 99,99% dos microorganismos são eliminados.

O sistema de descontaminação está sendo instalado em vários ambientes do IFSC/USP, incluindo as salas de aula e uma empresa parceira desenvolveu um designer especial para vários ambientes e pode ser usando em salas de espera, consultórios e outros ambientes fechados com alta circulação de pessoas.

Risco de contágio

De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo projeto, um indivíduo contaminado em uma sala pode transmitir para o ar vírus e bactérias por meio de respiração, tosse, espirros e fala. Estas partículas permanecem no ar na forma de micropartículas ou mesmo em aerossol por várias horas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob