Segundo pesquisa, 37% dos brasileiros dizem que voltaram ao escritório por uma imposição da empresa e não por escolha pessoal (Foto: Pexels)
Segundo estudo global feito pela OnePoll-Citrix Systems, 79% dos trabalhadores do país dizem que seus escritórios já foram reabertos
by RENATA TURBIANI | ÉPOCA NEGÓCIOS
O trabalho presencial tem voltado com força no Brasil. Isso não significa, no entanto, que essa seja o modelo ideal para boa parte dos trabalhadores. De acordo com o estudo “Back to Office 2022” (“Volta ao Escritório 2022”, em tradução livre), 79% dos brasileiros dizem que seus escritórios foram reabertos e 42% afirmam que já retornaram ao local em tempo integral, ou seja, cinco dias por semana.
Mas a volta ao trabalho presencial não foi uma escolha pessoal para mais de um terço dos profissionais. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros dizem que voltaram ao escritório por uma imposição da empresa – se eles pudessem optar, seguiriam exercendo suas funções de forma remota. A pesquisa foi realizada pela OnePoll a pedido da Citrix Systems, empresa de softwares americana.
Por outro lado, para 33% dos entrevistados o retorno aos espaços corporativos ajuda a criar uma separação entre vida pessoal e profissional. Outros 33% dizem que no escritório eles têm menos distrações e acesso à tecnologia melhor, enquanto 17% apontam a capacidade de colaborar melhor presencialmente.
Resultados globais
No mundo, a pesquisa indica uma preferência dos trabalhadores pela flexibilidade. Globalmene, 57% dos 6.500 trabalhadores consultados em 10 países – além do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Austrália, Alemanha, Holanda, Colômbia, México e Japão – afirmaram que preferem o trabalho híbrido e 69% pretendem abandonar as suas posições atuais se a flexibilidade não for uma opção.
“Os funcionários viram o impacto positivo que o trabalho flexível pode ter em tudo, desde engajamento e produtividade até equilíbrio entre vida profissional e pessoal, saúde mental e meio ambiente”, destacou Traci Palmer, vice-presidente de Recursos Humanos e Organizacionais da Citrix. “Funcionários esperam que os empregadores o adotem e invistam em ferramentas e processos que os capacitem a trabalhar quando, onde e como funcionam melhor.”
Atualmente, segundo a pesquisa, 71% dos entrevistados trabalham ou planejam trabalhar no escritório entre um e quatro dias por semana e 49% estão totalmente remotos e planejam seguir assim permanentemente.
Junto com a possibilidade de poderem escolher o local de atuação, muitos dos profissionais que participaram da pesquisa Citrix-OnePoll também desejam flexibilidade de horário.
“Dar aos funcionários a flexibilidade de adequar seu ambiente de trabalho e horários aos resultados que eles estão tentando entregar dá a eles espaço para ter sucesso”, disse Palmer. “O trabalho híbrido é a base sobre a qual o futuro do trabalho será construído, e as empresas que reconhecem isso e implementam processos e tecnologias para apoiá-lo podem cultivar a força de trabalho flexível, ágil e capacitada de que precisam para inovar e crescer.”
Comentários