3M Co. sede em St. Paul, Minnesota. Imagem: Ariana Lindquist/Bloomberg
3M planeja cortes de empregos para conter despesas em meio a problemas legais
-
Memorando interno cita 'necessidade difícil' em crescimento global mais fraco
-
Empresa enfrenta muitos desafios, incluindo recente revés judicial
by Ryan Beene | Bloomberg
A 3M informou que planeja eliminar empregos com o objetivo de cortar custos, em resposta à desaceleração da economia, de acordo com as comunicações internas.
A mudança vem poucos dias depois que a 3M sofreu um revés sobre uma estratégia legal fundamental projetada para mitigar o aumento do passivo e, à medida que enfrenta uma série de outros desafios, que vão desde aflições inflacionárias até crescimento lento.
Michael Vale, chefe da divisão de segurança e industrial da 3M, fez a divulgação em uma mensagem aos funcionários da unidade. "O negócio não pôde evitar essa difícil decisão". Informou a Bloomberg News.
As ações da empresa de St. Paul, com sede em Minnesota, subiram 0,3% às 8:03 da manhã no início do pregão ( de 31.08.2022) em Nova York. A 3M disse na quinta-feira que vai negociar cerca de 15 milhões de ações de seu negócio de segurança alimentar, combinadas com a Neogen Corp. As ações da 3M cairam 30% este ano, em comparação com uma perda de 17% para o S&P 500.
O escopo da redução da força de trabalho não pôde ser imediatamente determinado, mas no memorando Michael Vale disse que outras unidades de negócio deverão ter ações semelhantes. A 3M, que faz de tudo, desde adesivos dentários até post-its, empregou cerca de 95.000 pessoas no final de 2021, de acordo com registros de valores mobiliários.
"A 3M está tomando ações decisivas para posicionar a empresa para o crescimento contínuo, ao mesmo tempo em que se ajusta ao desafiador ambiente macroeconômico", disse a empresa em nota, sem ser mais específica. "À medida que priorizamos nossos investimentos e recursos, estaremos ajustando de forma contínua os papéis e responsabilidades necessários para o crescimento futuro."
A fabricante multinacional teve um desempenho inferior nos últimos anos em meio a problemas na cadeia de suprimentos, flutuações cambiais e custos crescentes. A 3M informou em julho, que vai fazer uma spin off de sua operação de saúde, que representou quase um quarto das vendas. A administração também cortou suas perspectivas de vendas e lucros para o ano inteiro.
Também enfrenta potencialmente bilhões de dólares em custos futuros ligados a passivos ambientais e ações judiciais em alegações de venda de tampões de ouvido de combate defeituosos para os militares dos EUA que levaram a danos auditivos. Um juiz de falência na semana passada indeferiu a tentativa da 3M de usar regras controversas de falência para deter essas reivindicações, permitindo o prosseguimento do julgamento. A 3M informou que planeja recorrer da decisão.
Em uma nota de 28 de agosto, o analista do Morgan Stanley Joshua Pokrzywinski estimou que a 3M pode enfrentar US$ 14 bilhões em passivos relacionados a tampões de ouvido "com potencial para algo maior".
A divisão de segurança e industrial da empresa planeja realinhar e reduzir sua estrutura, agilizar seu portfólio e repensar os processos de negócios, além de eliminar empregos, de acordo com a mensagem. É a maior unidade de negócios da 3M em receita e representou 34% de seus US$ 35,4 bilhões em vendas no ano passado. Também opera outras divisões, vendendo uma variedade de produtos nos mercados de consumo, transporte e eletrônicos.
Comentários