A perigosa miopia corporativa

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 

By Junior Borneli*

 

O que é o futuro? Já parou pra pensar nisso? Lembra daquela piadinha de final de ano "já é ano novo na Austrália". De certa forma, futuro e presente são coisas relativas. É estranho, mas eu vou explicar.

Quando alguém fala sobre "carros autônomos", não temos a impressão de que isso é coisa de futuro? Pois é... mas é o futuro pra quem? Afinal de contas, em muitos lugares essa realidade já é o presente.

Para quem mora no interior do Paraná, por exemplo, carros que dirigem sozinhos são uma "fantasia de filme". Mas para quem mora em Menlo Park, uma cidade de 30 mil habitantes nos EUA, isso é coisa do dia a dia.

Por isso, a questão inicial deste post faz sentido: estamos no presente, passado ou futuro? Depende de onde você mora. Na China, por exemplo, cartão de crédito e dinheiro são coisas do tempo dos "incas e dos maias".

Lá, até mesmo o pagamento por QRCode já está ficando ultrapassado. A moda agora é pagar com a palma da mão, com a íris dos olhos, com o escaneamento do rosto... Esse é o presente dos chineses. E o nosso futuro.

Num contexto como esse, onde passado, presente e futuro se misturam, como fica o planejamento das empresas? Por que, dependendo de onde e como você se posiciona, você tem mais ou menos chances de prosperar.

Neste momento, onde as empresas começam a fazer seu PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, atualizar as "lentes" para enxergar a realidade é fundamental. Planejar a partir de uma visão míope é um erro terrível.

Por isso, nós acreditamos em uma tríade baseada em Visão, Estratégia e Experimento. Afinal de contas o futuro, que no passado era singular, agora tornou-se plural. Existem muitos caminhos possíveis.

Desprender-se das velhas formas, das crenças absolutas, do "foi sempre assim" é difícil, mas necessário. O compromisso tem que ser com a geração de valor para o cliente. Hoje ele quer comprar, amanhã alugar... e por aí vai.

Passado, Presente, Futuro. O lugar onde você seu negócio se encaixa diz muito sobre sua real capacidade de continuar sendo relevante. Não desperdice a chance de criar novos ciclos de perpetuidade.

Para falar sobre o tema, é só enviar uma mensagem privada

 

*Junior Borneli é Fundador da StartSe, Linkedin Top Voice,  Palestrante, Advisor e Board Member.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob