A rotina sustentável dos executivos

  1. riccardo-annandale-7e2pe9wjl9m-unsplash.jpg?profile=RESIZE_710x

 CEOs contam como abraçam a sustentabilidade que promovem nas empresas também em seus cotidianos (Foto: unsplash)

 

Além de liderarem projetos de sustentabilidade em suas empresas, presidentes da Natura, BlackRock, EDP e Danone contam como adotam iniciativas responsáveis no dia a dia

 

ESTADÃO

 

A fabricante de cosméticos Natura, a gestora de ativos BlackRock, a empresa de energia EDP e a gigante de alimentos Danone estão entre as maiores referências na área de sustentabilidade.

Os presidentes dessas companhias não comandam apenas a implementação de projetos "verdes" no ambiente corporativo. Segundo eles, iniciativas sustentáveis são adotadas em suas casas também, dado que todo esforço é necessário para reduzir o aquecimento do planeta. "As ações das empresas e dos indivíduos, por mais que sejam gotas no oceano, contribuem e são essenciais para a sociedade", afirma ao Estadão o presidente da Natura & Co, João Paulo Ferreira.

Entre as medidas mais comuns adotadas pelos executivos estão a separação do lixo reciclável - o presidente da Danone no Brasil, Edson Higo, inclusive comandou uma campanha para que os resíduos desse tipo fossem separados no prédio em que morava - e o uso de carros elétricos ou híbridos.

Ao comentar a adoção do carro elétrico - medida cara e pouco acessível -, o presidente do conselho da BlackRock no Brasil, Carlos Takahashi, diz que as "práticas tem de ser boas e viáveis para se sustentarem no longo prazo. Essa é uma alternativa viável e boa para mim, ainda que tenha a questão de como o carro é produzido".A recomendação vale também para projetos implementados nas empresas, acrescenta Takahashi.

 

Gestos simples

Costumes baratos - e que podem ser copiados com facilidade pela maioria das pessoas - também aparecem entre os hábitos dos executivos. Presidente da EDP Energias do Brasil, João Marques da Cruz conta que, para reduzir o desperdício de alimentos, ele costuma comprar frutas que sobram nas gôndolas. "Não é porque uma banana não tem outra ao seu lado que perdeu a qualidade."

Confira, a seguir, as iniciativas sustentáveis praticadas pelos executivos, além de projetos corporativos que eles lideram na área e como encaram seus impactos na sociedade. 

'À frente da Danone no Brasil, Edson Higo afirma que não foi o fato de trabalhar em uma das empresas mais reconhecidas globalmente por sua preocupação com o meio ambiente que o fez adotar em casa práticas sustentáveis. "Acho que foi o contrário. Sempre tive essa consciência e fico feliz que a empresa tenha essa preocupação. Essa visão da Danone facilita demais (o trabalho), porque está alinhada com a forma como vejo o mundo."

 

foto_edson_4.jpg?profile=RESIZE_710x

Edson Higo, CEO da Danone: "A visão da Danone facilita (o trabalho), porque está alinhada com a forma como vejo o mundo" (Foto: Divulgação)

 

Há dez anos, Higo liderou um iniciativa no prédio em que morava para adotar a separação do lixo reciclável. Em casa, o filho do executivo já sabe que toda pilha usada precisa ser colocada em uma caixinha para, depois, ser levada ao descarte apropriado. No transporte, Higo passou a usar, há três meses, carro elétrico.

O executivo foi um dos responsáveis por um projeto para neutralizar as emissões em uma fábrica de Poços de Caldas (MG), além de reduzir o uso de água e zerar o descarte de resíduos em aterro. Agora, ele quer fazer a mesma transformação em uma planta de iogurtes. 

O português João Marques da Cruz comanda a EDP Energias do Brasil, que está em primeiro lugar no ranking da B3 das companhias que melhor cumprem a agenda ESG. O executivo destaca que as empresas comprometidas com a pauta precisam não só de projetos criativos, mas sobretudo trabalhar com metas na área - e criar um sistema quantitativo de aferição. "Não dá para ter só vontades e iniciativas, é preciso estrutura para conseguir atingir os objetivos", diz Cruz.

Além de liderar projetos de transição energética na empresa, o executivo afirma que, em casa, também trabalha para adotar uma rotina sustentável. Quando faz compras, prefere escolher frutas rejeitadas pela maioria dos consumidores. O executivo separa todo o lixo possível para reciclagem. Para ele, a escolha do consumidor por empresas e produtos mais sustentáveis é a chave em direção a uma economia verde. "Se os consumidores têm essa consciência, eles pressionam as empresas para soluções mais sustentáveis."

Hoje presidente do grupo Natura, João Paulo Ferreira comandou a área de sustentabilidade da companhia entre 2013 e 2016. Nesse período, trabalhou na elaboração da "Visão de Sustentabilidade 2050" da empresa, documento que listou as metas para serem alcançadas na área. Foi com esse projeto que a Natura criou o índice de desenvolvimento humano das consultoras.

ds_13.jpg?profile=RESIZE_710x

João Paulo Ferreira, presidente do Grupo Natura:"A gente sempre considera os desafios socioambientais como oportunidades de negócio" (Foto: Arthur Nobre)

 

"Naquele momento, consolidamos a ideia de que a sustentabilidade é parte inerente do negócio da Natura. Isso ajudou a companhia a fazer escolhas importantes. Acho que foi minha maior contribuição", diz. Depois dessa experiência, o executivo liderou a elaboração da "Visão de Sustentabilidade" de todo o grupo, que inclui as marcas Natura, The Body Shop, Avon e Aesop.  "A gente sempre considera os desafios socioambientais como oportunidades de negócio e motores de inovação."

Conviver com essas escolhas o fez incorporar os hábitos no dia a dia. Ferreira diz que seu filho vai de bicicleta para a faculdade; enquanto ele usa carro eletrificado (elétrico e híbrido). E todos em casa precisam separar o lixo e economizar água. "Abrir a torneira é uma briga aqui."

O filme Dersu Uzala, do diretor japonês Akira Kurosawa, marcou a vida e a relação com o meio ambiente do presidente do conselho da BlackRock no Brasil, Carlos Takahashi. Para o executivo, a cena chave do longa é uma em que o protagonista - um membro do povo originário Nanai - recomenda a um explorador do exército russo a deixar alimentos em uma cabana, ainda que a dupla esteja indo embora. A ideia é que os produtos possam alimentar quem chegar ao local com fome. "Nós também temos de deixar a cabana pronta para quem vier depois da gente", diz Takahashi.

Uma das medidas que Takahashi adota para tentar garantir a preservação do ambiente para as próximas gerações é o uso do carro elétrico. "As práticas têm de ser boas e viáveis para se sustentar no longo prazo. Essa é uma alternativa viável e boa para mim, ainda que tenha a questão de como o carro é produzido", pondera. Maior gestora de ativos do mundo, a BlackRock coloca a agenda ESG como central em seus negócios. Desde 2020, passou a verificar se as empresas em que investe seguem o Acordo de Paris.

 

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob