Com taxas de natalidade em queda e sua população envelhecendo, o Canadá vem sofrendo com a redução de pessoas em idade produtiva. Acendeu-se então a luz amarela, e o governo encabeçado pelo liberal Justin Trudeau anunciou recentemente a mais radical de todas as políticas de atração de imigrantes da história do país.
A ideia é preencher lacunas em diversos setores e níveis da cadeia produtiva. Faltam funcionários em áreas como tecnologia da informação e finanças, mas a ideia é contratar também motoristas de caminhão, operadores de equipamentos pesados, profissionais para a hotelaria e auxiliares de enfermagem — uma mescla de qualificações que difere das iniciativas anteriores.
Com tão amplo leque, a meta é atrair 500 mil estrangeiros anualmente pelo menos até 2025, o que vai tornar os atuais números ainda mais superlativos. Hoje, 25% dos habitantes de lá vieram de fora. Nenhum país do G7, o clube dos mais ricos, apresenta proporção parecida — nos Estados Unidos, ela é quase a metade, 14%.
Comentários