Sanchez mergulhou no universo dos genéricos e criou um império no setor farmacêutico.
Carlos Sanchez é dono e presidente do Grupo NC, um conglomerado diversificado que tem como sua principal área de atuação o setor farmacêutico.
Sanchez possui 75% da EMS. O restante pertence aos filhos de sua irmã, falecida em 2009.
De acordo com o ranking de bilionários da revista Forbes 2023, Carlos Sanchez é a 24ª pessoa mais rica do Brasil, com uma fortuna estimada de US$ 1,4 bilhões e ocupa a 2020ª posição na lista de bilionários do mundo.
Vida e carreira
Carlos Eduardo Sanchez nasceu em 1962, na cidade de Santo André, estado de São Paulo. Filho de Emiliano Sanchez e Ana Defillo Sanchez.
A história do Grupo NC começa teve seu início como uma pequena farmácia fundada em 1950 por seu pai, a Farmácia Santa Catarina, localizada na cidade de Santo André, região do ABC Paulista.
Em 1964, o empreendimento evoluiu para um pequeno laboratório farmacêutico chamado EMS, dando início à produção de medicamentos em escala industrial.
Com a morte prematura do pai, em 1988, Carlos Sanchez, então com 26 anos, assumiu a indústria farmacêutica que estava à beira da falência.
Para não fechar as portas, Carlos, com o apoio da irmã Nanci Sanchez, tomou medidas radicais para reerguer a empresa.
Para quitar as dívidas, vendeu todos os imóveis da família. A Medida arriscada deu certo.
A próxima grande jogada aconteceu no início dos anos 2000, com o laboratório saindo na frente na produção de medicamentos genéricos.
A EMS foi a primeira indústria farmacêutica do Brasil a fabricar medicamentos genéricos.
Em 2014, nascia o Grupo NC (com as iniciais dos irmãos, Nanci e Carlos), transformando-se em um dos 250 maiores conglomerados econômicos do país, que detém por volta de dez empresas, dentre elas a EMS.
Onde Carlos Sanchez investe
Carlos Sanchez detém por meio do Grupo NC investimentos expressivos no setor farmacêutico, bem como a presença em outros ramos da economia igualmente promissores.
O Grupo NC apoia-se em quatro pilares, dois deles integrados por empresas de gestão e controle próprios, a NC Farma e 3Z Realty, e outros dois focados em investimentos, a NC Invest e NC Par.
Sob o guarda-chuva do NC Farma estão as companhias EMS, Germed, Legrand e Novamed.
O Grupo também comprou as mexicanas Grupo Imperial, Kosei e Companhia Internacional de Comércio (KSK), da holding japonesa Taisho Farmacêutica.
O NC também é dono da Galenika, na Sérvia. Nos EUA, tem um braço da EMS em Maryland.
O NC Invest concentra os investimentos em private equity, instrumento que formalizará a entrada do Grupo NC em setores bastante diversificados.
Já a 3Z Realty (antiga ACS Desenvolvimento Imobiliário), realiza projetos no setor imobiliário.
O empresário também adquiriu as operações da RBS em Santa Catarina, lançando a NSC Comunicação.
Comentários