ClubCoworking - Divulgação

 

iFood, Gupy e Stellantis passaram a adotar o modelo de trabalho flexível

 

Temas como flexibilidade, trabalho híbrido, qualidade de vida, bem-estar e anywhere office se tornaram mais frequentes no cotidiano das organizações. Buscando por rotinas com equilíbrio entre vida pessoal e profissional, os colaboradores passaram a exigir um modelo de trabalho flexível e as empresas tiveram de se adaptar. Muitas optaram por essa transição, como iFood, Gupy e XP, com soluções específicas para cada marca.

De acordo com o levantamento realizado pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, 56% das empresas brasileiras adotaram o trabalho híbrido em 2022. Em 2021 a taxa era de 44%. A pesquisa também apresenta que 19% das organizações seguem permitindo o trabalho remoto.

Médias e grandes corporações, como XP, Yalo, Albert Einstein, Banco Inter, entre outras, tem buscado a jornada da flexibilização do trabalho, possibilitando que colaboradores possam acessar locais com excelente estrutura em outras localidades do país, ou mais próximos às suas casas, por exemplo, além de se conectarem com potenciais parceiros de negócios. A possibilidade de escolha e adesão ao que melhor se encaixa na rotina, promove mais qualidade de vida.

A sustentação da cultura organizacional, com encontros físicos e presenciais, que não cerceiam a vontade e liberdade dos profissionais, fortalece laços, engaja as equipes e aumenta o sentimento de acolhimento e pertencimento à empresa, por exemplo. As interações também contribuem para o desenvolvimento de projetos colaborativos e de soft skills, como comunicação, empatia, liderança, criatividade, entre outras.

Outro ponto importante é que esse processo evita a sensação de solidão, muito presente no trabalho remoto. Segundo dados do relatório “O novo futuro do trabalho", da Microsoft, de 2022, o trabalho remoto pode causar a sensação de isolamento e culpa. O estudo apontou também que 81% das pessoas com menos de 35 anos sentiram solidão no trabalho remoto de longo prazo.

A pandemia acelerou a digitalização do trabalho e mudou a forma como as pessoas procuram emprego. Colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções de trabalhos flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Quando isso não é possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades no processo de atração, recrutamento e retenção de talentos.

Empresas têm buscado soluções que se integram com tecnologia e ecossistemas de escritórios, contratos flexíveis. Há diversas formas para criar um ecossistema de trabalho com inteligência e eficiência.

O conceito sobre trabalho está em constante transformação e as empresas precisam se adequar, para permanecer. 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob