Pessoa mexendo no computador e com a mão nos olhos

Luis Alvarez/Getty Images - No Brasil, 62% dos entrevistados têm dificuldade para cumprir todas suas responsabilidades do trabalho

 

by Gabriela Guido | Forbes

 

Lidar com as rápidas mudanças tecnológicas e com o aumento massivo de dados a serem processados, à medida que cada vez mais produtividade é exigida, tem sido difícil para a maioria dos trabalhadores. Essa descoberta é da pesquisa anual da Microsoft sobre tendências do trabalho, que entrevistou 31 mil pessoas em mais de 30 países, além de colher dados do sistema Microsoft e de análises do LinkedIn.

Com cada vez mais tempo dedicado para gerenciar informações vindas de plataformas de comunicação – como e-mails, chats, mensagens instantâneas e comentários -, está sobrando menos tempo para funcionários realizarem trabalhos criativos e que envolvem inovação. No Brasil, 62% dos entrevistados dizem ter dificuldade de encontrar tempo e energia para cumprir todas suas responsabilidades no trabalho – porcentagem ligeiramente menor do que a mundial, 64%.

Os trabalhadores com dificuldade para cumprir suas tarefas, por sua vez, têm 4 vezes mais propensos a ter problemas para inovar e pensar estrategicamente. E essa não é uma preocupação só dos funcionários: duas em cada três lideranças (60%) estão preocupadas com a falta de inovação. No Brasil, essa porcentagem é ligeiramente mais baixa, com 57% dos líderes entrevistados tendo esse mesmo temor, mas ainda mais alta do que nos no Japão (55%), nos Estados Unidos (52%) e na Europa (52%).

 

Comunicação digital é ineficiente para os funcionários

O levantamento da Microsoft descobriu que, do tempo que os funcionários passam nos seus sistemas corporativos, 57% é em plataformas voltadas à comunicação e os outros 43% é em aplicativos de criação. Com tantas comunicações acontecendo em tempo real, 68% das pessoas estão com dificuldade de ter períodos de foco ininterrupto para tarefas que exigem atenção. Já no Brasil, essa porcentagem cai ligeiramente para 62%.

Esses dados retratam alguns dos principais obstáculos da produtividade, que foram classificados pelo relatório anual. Veja quais são:

  1. Reuniões ineficientes
  2. Falta de objetivos claros
  3. Número excessivo de reuniões
  4. Falta de inspiração no trabalho
  5. Dificuldade de encontrar informações que precisa

Reduzir o excesso de dados, resumir reuniões e facilitar a procura de informações estão entre as principais necessidades dos trabalhadores – e que podem ser resolvidas com a ajuda da inteligência artificial. Sabe aquela reunião na qual você acha que não contribuiu de forma alguma? Você não está sozinho. Só 35% dos entrevistados – e 52% dos brasileiros – disseram que fariam falta a seus colegas se não pudessem comparecer na maioria de suas reuniões.

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