Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Projeto Juntos 50+ resgata a experiência de seniores e valoriza a mescla entre maturidade e juventude na rotina de trabalho
Por Ian Cândido | Mundo Marketing
Buscando deixar um exemplo a ser seguido no combate ao etarismo, a rede de Farmácias Nissei, criou o projeto “Juntos 50+”. O programa visa valorizar as experiências de colaboradores com mais de 50 anos, promover conscientização sobre o tema e preparar a equipe para identificar e combater o preconceito da forma adequada.
Segundo Regina Molinari, diretora de Gente e Cultura da Nissei, o investimento na conscientização da equipe é a melhor forma de prevenir que o problema seja institucionalizado dentro e fora da empresa. Ela ressalta, também, que o programa permite a soma de conhecimentos e a troca de experiências entre profissionais de diferentes gerações.
O projeto vem se provando eficaz na prática, e a trainee de Supervisão Financeira Ivana Aparecida Faria Vieira, 58, é a prova disso. Formada em Letras e em Gestão Financeira, Ivana está em sua segunda passagem pela empresa e o retorno lhe trouxe a oportunidade de assumir um cargo de supervisão graças ao programa.
Atualmente, Ivana lidera uma equipe de dez pessoas, cuja faixa etária flutua entre 24 e 57 anos. A trainee brinca que tem idade para ser mãe de alguns de seus colegas e destaca que a mescla entre maturidade e juventude é essencial, já que os jovens têm um nível de energia que quase se confunde com ansiedade, os mais velhos têm a sabedoria para aproveitar todo esse gás da melhor forma.
De acordo com o Relatório Mundial sobre Idadismo, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada duas pessoas no mundo já apresentou ações discriminatórias contra idosos, preconceito que causa impactos diretos à saúde mental, física e ao bem-estar social da vítima, além de ter consequências econômicas para toda a sociedade.
Cabe ressaltar que, ao ignorarem profissionais 40+, empresas perdem a oportunidade de contar com habilidades bem desenvolvidas em campos cruciais como networking, negociação e gestão de crises.
Comentários