Homem feliz trabalhando em home office (Foto: via Canva)
Pesquisa “State of Remote Work” mostra que 98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Entenda!
by Sabrina Bezerra | StartSe
Fim do home office? Para os funcionários, a resposta é não. Foi o que mostrou a pesquisa “State of Remote Work” deste ano, feita pela Buffer:
- 98% dos entrevistados desejam trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras
- 22% dizem que o maior benefício do trabalho remoto é a flexibilidade na forma como gastam seu tempo
- Cerca de 28% das pessoas gostariam de trabalhar no modelo híbrido
De acordo com os dados da pesquisa “State of Remote Work”, em 2023, os principais insights no mundo corporativo, são:
1 - HOME OFFICE É O MODELO DE TRABALHO MAIS DESEJADO
Apesar dos desafios que o teletrabalho tem, 98% dos entrevistados disseram que gostariam de trabalhar remotamente pelo resto de suas carreiras. Em comparação com 2022, esse percentual aumentou 1%.
Por quê? “91% dos entrevistados relataram ter uma experiência positiva neste formato de trabalho”, diz a pesquisa. Para você ter uma noção, apenas 1% descreveu a experiência como negativa.
2 - TRABALHADORES REMOTOS NÃO GOSTARIAM DE TRABALHAR NO MODELO HÍBRIDO
71% gostariam de trabalhar no modelo de trabalho totalmente remoto. 20% gostariam de trabalhar de forma híbrida, mas sendo o remoto em primeiro lugar. 6% escolheram híbrido, outros 2% híbrido com escritório primeiro e 1% prefere trabalhar totalmente no escritório.
Por quê? “Depois de um tempo em que a estrutura de trabalho híbrida foi usada por muitas empresas, esses resultados podem indicar que a configuração híbrida não tem funcionado para trabalhadores remotos”, analisa o estudo.
3 - CRESCIMENTO NA CARREIRA NO MODELO TELETRABALHO
No relatório de 2022, a empresa incluiu na pesquisa uma pergunta para saber mais sobre como está o crescimento da carreira para pessoas que trabalham em home office.
“Nesse relatório, 45% dos entrevistados disseram que o trabalho remoto tornou o crescimento da carreira mais difícil, 14% disseram que facilitou o crescimento da carreira e os 41% restantes disseram que não teve impacto”, diz o estudo.
“Este ano, fizemos a pergunta novamente e obtivemos uma resposta muito diferente. Vimos um grande aumento no número de pessoas que selecionaram que o trabalho remoto facilitou o crescimento da carreira – de 14% para 36%. Também vimos o grupo que achou mais difícil crescer na carreira cair de 45% em 2022 para 28% em 2023”, finaliza.
Comentários