by Joni Mengaldo | DikaJob
O momento que vivemos acelerou novas tecnologias, o uso da Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML), Internet das Coisas (IoT) e a automação vai transformar o mercado de trabalho. Isso é um fato em meio a um cenário apontando para o número de desempregados no país.
A McKinsey preve que a Inteligência Artificial deve ser uma ameaça para aproximadamente 70% dos empregos nos países em desenvolvimento. Neste cenário não é dificil imaginar que a tecnologia deva transformar, se não, acabar com muitos empregos. Profissões que trazem sequência e repetição de atividade, onde se conseguimos fazer um manual e alguém reproduzir devem deixar de existir, quanto mais previsível, mais ela se torna automatizével. O que temos que enaltecer nesse outro cenário é que a automação tem colaborado para o aumento da produtividade, algo que o Brasil vem tendo dificuldade nos últimos anos.
Por outro lado precisamos entender que as tecnologias são desenvolvidas para facilitar e abrir oportunidades, além de aumentar a produtividade, algo que o Brasil patina há anos.
Como gestores de nossas carreiras uma postura Lifelong Learning é de vital importância para nos manter no mercado de trabalho. Vários indicadores já mostram uma grande carência de mão de obra em tecnologia e oportunidades estão surgindo todos os dias, a previsão é que até 2030 a demanda cresça em todos os níveis. Outra área srá a que envolve as capacidades emocionais, criativas e sociais, hoje, são exclusivamente humanas e máquinas não conseguem alcançar.
O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório “Futuro do emprego 2020”, destaca que nos próximos cinco anos as máquinas e os humanos ocuparão 50% do mercado de trabalho, metade de todos os trabalhadores até 2025 precisarão de requalificação de ter uma vida Lifelong Learning, 44% das habilidades a serem desenvolvidas pelos colaboradores devem mudar. O processo de aprendizagem está em nossas mãos, graças à democratização da informação que abre oportunidades inimagináveis, inclusive com o advento do metaverso.
As organizações percebem esta necessidade de qualificar e requalificar seus colaboradores, e se propõe a realoca a mão de obra para novas vagas.
A transformação digital. e estes avanços tecnológicos são uma excelente oportunidade de crescimento para todos de uma maneira sem precedentes.
Toda essa evolução é uma oportunidade para mudarmos nossos conhecimento, criatividade e inteligência. O legado da pandemia pode ser o fato de que muitas empresas aproveitam o momento para adoção de novas tecnologias, transformando as descrições dos cargos, empregos, habilidades e acelerando processos.
Profissões deixarão de existir, algumas se reinventarão, setores mudarão fortemente suas operações - serviços, comércio e varejo.
Vivemos uma oportunidade de transformação e ser um Lifelong Learning marcará o profissional do futuro, Isso nos tornará aptos a atuarmos nos novos mercados.
Comentários