A Novo Nordisk, empresa global de saúde, realizou em novembro o TakeAction Day, um evento dentro do seu programa global de voluntariado TakeAction. A ação, que engajou mais de 300 colaboradores, por meio de mais de 15 iniciativas, impactou mais de 2 mil pessoas em 12 cidades do Brasil, com mais de 900 horas de voluntariado dedicadas à diversas causas sociais, ambientais e de saúde.
As ações foram planejadas levando em conta os temas prioritários da estratégia de sustentabilidade da Novo Nordisk, abordando desafios socioambientais diversos enfrentados em todo o país hoje, como a geração de resíduos e a insegurança alimentar que afeta populações em situação de vulnerabilidade. No Brasil, cerca de 64,2 milhões de pessoas vivem com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com os dados levantados pela PNAD Contínua em 2023, sendo que 27,6% da população brasileira sofre com algum grau de insegurança alimentar no Brasil¹.
Nesse contexto, em São Paulo, os colaboradores da Novo Nordisk uniram esforços para montar mais de 300 cestas básicas e preparar mais de 100 marmitas, que foram distribuídas na comunidade Chaparral, localizada na zona leste da cidade. A comunidade abriga mais de 5 mil famílias em situação de alta vulnerabilidade social.
A ação foi realizada em parceria com a organização social GoodTruck, que atua na região há mais de um ano, com o projeto Logística do Bem, que visa realocar alimentos excedentes para pessoas em insegurança alimentar. A iniciativa contou com 66 funcionários e totalizou 210 horas de trabalho voluntário, beneficiando diretamente 1.200 pessoas na comunidade. Além das cestas de alimentos, as famílias também receberam doações semanais de itens de hortifruti da GoodTruck, garantindo sua alimentação ao longo do mês.
Ainda em São Paulo, foram realizadas outras ações, como doação de sangue, visita à cooperativa de materiais recicláveis, plantio na horta comunitária e integração com Pessoas com Deficiência (PCD´s) junto com organizações como Fundação Pró-sangue, CEPOPEA, Cidade Sem Fome, Instituto Entre Rodas e Instituto Nosso Olhar. No total, foram 205 voluntários e 700 horas de voluntariado impactando mais de 1.500 pessoas.
No Rio de Janeiro, a ação abordou a prevenção de doenças crônicas entre crianças com atenção especial à saúde da população negra. A ação teve como objetivo atender crianças na ONG Espaço Cultural África Brasil e Artes, concentrando esforços em educação alimentar, promoção de hábitos saudáveis, higiene e atividades físicas. A ONG presta assistência à comunidade em situação de vulnerabilidade social, tendo como missão promover a cultura negra por meio de manifestações artísticas, como oficinas de dança, reforço escolar e atividades que visam fortalecer a autoestima, autoconhecimento e solidariedade. A iniciativa contou com a participação de 31 voluntários, totalizando 75 horas de trabalho voluntário, beneficiando diretamente 25 famílias por meio de atividades de sensibilização, educação e doação de kits de higiene para as crianças.
Fora de São Paulo, a Novo Nordisk promoveu mais de dez ações nas cidades de Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), São José dos Campos (SP), Mato Grosso (MT), Rio de Janeiro (RJ), São Jose dos Pinhais (PR), Chapecó (SC), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). Entre as iniciativas, destaque para doação de sangue, cultivo de hortas comunitárias e tardes de lazer com idosos, entre outras. No total, participaram 115 voluntários, com 537 horas de voluntariado, impactando mais de 300 pessoas.
Além das organizações parceiras, a iniciativa contou com o suporte estratégico do Atados, que tem como objetivo mobilizar pessoas e promover transformações positivas na sociedade, possibilitando a articulação para a realização simultânea das ações em diversos estados do Brasil, reforçando o compromisso da companhia com suas comunidades locais.
"O TakeAction Day é a nossa forma de exercer a cidadania corporativa e contribuir com mudanças significativas nas regiões onde operamos. Essa iniciativa representa a oportunidade de sensibilizar e conscientizar os funcionários sobre o potencial que possuem para impactar positivamente a sociedade, de forma mais ativa, atuando como agentes de transformação, refletindo os valores da companhia e nossas práticas de responsabilidade social", afirma Simone Tcherniakovsky, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade.
Fonte: Novo Nordisk
Comentários