Quer uma promoção em 2025? Invista na comunicação

13399648058?profile=RESIZE_710x

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

 

Definitivamente, a comunicação é uma habilidade essencial. Em um mundo corporativo cada vez mais complexo e dinâmico, não é surpresa que líderes estejam reconhecendo a importância das soft skills. Elas não só facilitam o entendimento mútuo e a colaboração eficaz, como também ajudam a navegar em meio à incerteza. Além disso, a habilidade de comunicar claramente e com empatia pode ajudar a integrar novas tecnologias, como a IA, de forma mais eficiente e ética.

Seja em reuniões, discussões estratégicas ou na implementação de novos projetos, a comunicação assertiva e eficaz se torna uma vantagem competitiva. Desenvolver essa habilidade pode realmente ser o segredo para abrir portas e conquistar promoções.

Lideres utilizam mais de 70% do seu tempo se comunicando.

Ao nos depararmos com uma complexidade crescente das organizações, se comunicar bem é essencial. 

Estudo de pesquisadores da London School of Economics, Columbia, Oxford e Harvard mostram que a comunicação é a principal competência nos CEOs, com mais de 70% do seu tempo direcionado direta ou indiretamente a se comunicar.

As empresas estão dando mais importância para para habilidades sociais: autoconhecimento, escuta ativa, comunicação, adaptabilidade, habilidade para inferir como outros estão se sentindo e pensando. Essa mudança apareceu principalmente para vagas de CEOs, mas também de CFOs, CHROs, CMOs, CIOs, de acordo com uma pesquisa de Raffaella Sadun, de Harvard, das 5 mil vagas criadas pela consultoria Russell Reynolds e seus clientes, entre 2000 e 2017. 

Esse estudo da Raffaella Sadun e equipe aponta outro ponto para a necessidade de bons comunicadores: o aumento da automação nas organizações. A comunicação se transforma em uma ferramenta potente de competitividade. Afinal, se todos em uma indústria tiverem as mesmas tecnologias, vai se destacar quem tiver times capazes de trabalhar juntos para aproveitar, com a maior eficiência, os benefícios da automação.

Você destacou uma mensagem fundamental: a comunicação assertiva é essencial e depende, sobretudo, da nossa disposição em entender os outros e o valor que entregamos. Transformar 2025 no ano da comunicação pode trazer grandes benefícios para a carreira e o desenvolvimento de times.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob