Imagem de Ernie A. Stephens por Pixabay
por Joni Mengaldo
A reflexão é o silêncio podem ser habilidades poderosas e para quem é ansioso pode ser insuportável à espera de uma resposta.
Há um trecho bíblico que diz "até o estulto, quando se cala, é tido por sábio"* e pensando aqui no meu silêncio, e se não falar seja a resposta?
Interessante pensarmos num provérbio escrito cerca de 3.000 anos atrás.
Quem é o estulto? É alguém que não que não apresenta um bom discernimento, que é insensato ou tolo. E mesmo tendo este perfil, quem se cala num momento acalorado, numa forte discussão, pode ser considerado um sábio.
Permanecer em observação pode dizer muito mais que muitas palavras. Você tem conseguido usar esse poder e estratégia no mundo dos negócios?
Se tem aprendido a se controlar, certamente você está dois passos à frente do restante das pessoas. Num momento acalorado ficar em silêncio, entender o que está acontecendo e ter uma leitura de quanto se manifestar. Alguns momentos são preciosos para guardar a sua opinião.
O silêncio pode trazer um certo incômodo e gerar insegurança do outro lado, incluindo a ansiedade de quem espera respostas.
Numa negociação, e quanto mais complexa, importante ou até mesmo delicada, pode levar o outro lado a repensar e, se flexibilizando a postura inicial.
Num debate eleitoral, um dos candidatos soube usar esta postura de forma estratégica, levando o outro a se desestabilizar, pois esperava uma postura diretiva.
Nossa comunicação é muito rica e não precisamos investir toda a energia nas palavras, aliás saber ouvir é talvez o ponto mais importante, a expressões corporais: sinais, gestos, olhares, respiração e o próprio silêncio, é uma forma muito interessante de passar uma mensagem.
Fique atento a todos este composto, assim quando
há um silêncio, nem sempre é sinômino de concordência. Refleta e passe a usar a estratégia do silêncio nas negociações, pode ser poderoso, mas com certeza você será sábio.
*Pv 17.28
Comentários