10944088483?profile=RESIZE_584x

O primeiro Kletskassa é aberto em Udenhout, Foto: Photo Republic / Marco De Swart

 

Iniciativa da rede tem como objetivo combater a solidão no país

 

Na era da digitalização, cada vez mais as empresas buscam por soluções tecnológicas e ágeis para facilitar o dia a dia dos clientes. Nos supermercados não é diferente. Robôs, mercados 100% autônomos e caixas de autoatendimento já são realidade. Mas, e para parte da população que ainda não se habituou com esse estilo de vida tão rápido e agitado? Foi pensando nesse público, principalmente composto por pessoas idosas, que a rede holandesa de supermercados, Jumbo, abriu checkouts onde os clientes poderão parar para conversar, em vez de pagar suas compras o mais rápido possível.

O primeiro Kletskassa (checkout de bate-papo), como foi apelidado, foi inaugurado em 2019 em Vlijmen, cidade na província holandesa de Brabante do Norte. Seu sucesso levou o grupo a planejar a operação de mais 200, principalmente em lojas em áreas onde a solidão é um problema.

 

42008f03-6cf9-436c-843e-2afd2390918b.jpg

Crédito: Divulgação/Jumbo

 

“Muitas pessoas, principalmente os idosos, podem se sentir solitárias. Como empresa familiar e rede de supermercados, temos um papel central na sociedade. As nossas lojas são um ponto de encontro e isso significa que podemos fazer algo para combater a solidão. O checkout de bate-papo é apenas uma das coisas que podemos fazer”, disse Colette Cloosterman-Van Eerd, gerente de operações da Jumbo.

O chat checkout do supermercado faz parte de um programa do Ministério da Saúde do país para combater a solidão. A Holanda tem cerca de 1,3 milhão de pessoas com mais de 75 anos, mais da metade das quais disseram que se sentem solitárias regularmente.

A iniciativa pretende captar precocemente os sinais de solidão dos idosos e convidar empresas e entidades a trabalharem em conjunto para encontrar soluções criativas. “Estamos orgulhosos de que nossa equipe queira trabalhar no chat checkout. É um gesto pequeno, mas valioso, especialmente em um mundo cada vez mais digital e rápido”, disse Cloosterman-Van Eerd. Além do checkout, vários supermercados Jumbo também introduziram um ‘espaço de bate-papo’ onde os moradores podem tomar um café e conversar.

 

Fonte: Dutchnews.nl

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob