10838292894?profile=RESIZE_400xMédico sanitarista já ocupava cargo de diretor-adjunto da entidade, que é o braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas

 

R7

 

O médico sanitarista brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Júnior  foi eleito nesta quarta-feira (28) para comandar a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) no continente, entre 2023 e 2028.

Dos 37 Estados-membros, o brasileiro obteve 21 votos, contra 16 do candidato indicado pelo Panamá, Camilo Alleyne. Ele sucederá a atual diretora, Carissa F. Etienne, da Dominica.

"Ocupar o cargo de diretor de uma organização com 120 anos de história e tanto respeito dos países é algo de altíssimo valor. Meu compromisso é continuar com os mesmos valores que essa organização representa. [...] Trabalhar com os países, de forma coordenada, para melhorar a qualidade de vida e a saúde na nossa região", afirmou o diretor eleito em pronunciamento. 

Jarbas Barbosa é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, especialista em saúde pública e epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mestre em ciências médicas e doutor em saúde coletiva pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Começou a carreira como secretário de saúde na cidade de Olinda (PE) e posteriormente secretário estadual de Saúde de Pernambuco.

Em Brasília, ocupou o cargo de diretor do Cenapi (Centro Nacional de Epidemiologia), secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e secretário-executivo da mesma pasta.

Foi nomeado gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da Opas entre 2007 e 2010.

De volta ao Brasil, assumiu novamente a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2011 a 2015. Também chefiou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta.

Em julho de 2015, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) entre julho de 2015 e julho de 2018, quando foi nomeado diretor-adjunto da Opas.

No Twitter, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, parabenizou o brasileiro.

"Estou ansioso para trabalhar com você. O sucesso desta organização depende de uma estreita cooperação, coordenação e confiança. Juntos, por Américas mais saudáveis, seguras e justas!", escreveu. 

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) comemorou a eleição do sanitarista. 

"Seu compromisso inabalável com a saúde pública e o testemunho de retidão e de devotamento ao trabalho em prol da melhoria das condições de saúde da população o credenciam a exercer as funções de diretor da Opas e, assim, prestar uma inestimável contribuição a toda a América Latina", diz a nota.

 

DikaJob de