Evento foi realizado no município de Jundiaí (SP), pela companhia suíça SIGVARIS Group, líder mundial no mercado de compressão graduada
São Paulo, 1º de agosto de 2019 – Com a participação de médicos residentes na área de cirurgia vascular e angiologia de diversos estados do País, como Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, a 11° edição do Curso de Atualização em Elastocompressão foi realizada pela SIGVARIS Group no final do mês de julho, no Quality Hotel Jundiaí.
O evento, que já faz parte da agenda da formação de muitos especialistas da área, trouxe algumas técnicas minimamente invasivas que devem ser tendência nos tratamentos venosos nos próximos anos. Um dos idealizadores do curso, o Dr. José Luiz Cataldo, falou um pouco mais sobre o assunto. "Estamos levando informações bastante atuais, além dos conceitos básicos da doença venosa linfática e terapia da compressão. Abordamos tratamentos como o laser, radiofrequência e escleroterapia de grandes vasos com espuma de polidocanol, que possuem a elastocompressão como forte fator complementar após o tratamento", comenta.
Palestrante de um dos painéis do curso, a fisioterapeuta dermatofuncional, Paula Brunhara Postali, explicou que, atualmente, o linfedema pode ser tratado com menos agressividade. "Mostramos o quanto a fisioterapia funcional pode auxiliar no tratamento do linfedema, são muitos recursos disponíveis atualmente como o tapping, ondas de choque e laser", diz.
Outro palestrante do Curso de Atualização em Elastocompressão, o Dr. Marcelo Matielo, angiologista, cirurgião vascular e endovascular, explicou que no dia a dia da residência na área, a terapia da elastocompressão acaba por não ser tão abordada. "O curso auxilia na formação adequada do médico, principalmente quanto a receitar a meia de compressão mais adequada. É um pilar essencial nos tratamentos que merece ser mais abordado", afirma.
Participante do curso, o residente em cirurgia vascular, Thales Farias, veio de Recife para acompanhar o evento. Para ele, o conceito de elastocompressão é ainda visto com um olhar muito simplificado. "A terapia de elastocompressão não é tão simples quanto parece. Com as informações adquiridas aqui, ganhamos mais assertividade na prescrição de meias médicas compressivas. Podemos ver todo o aparato que temos a disposição para o tratamento dessas doenças. Além do conhecimento, o evento é ótimo para entender o que profissionais de outros estados estão fazendo", diz.
Sobre a SIGVARIS Group
A SIGVARIS Group é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão. A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu "tecidos emborrachados elásticos", comercializado na Suíça e no Exterior.
Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas WELL BEING e SPORTS foram acrescentadas à linha principal MEDICAL. As meias da linha WELL BEING proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha SPORTS melhoram o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação.
No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.
Redação Dikajob
Comentários