Imagem de Emilian Danaila por Pixabay
A indústria farmacêutica brasileira está mais afunilada. O mercado tem centenas de empresas, no entanto 15 empresas respondem por 62% dos negócios no Brasil. Informou o portal Panorama Farmacêutico.
A venda de medicamentos farma no varejo foi de R$ 155 bilhões aproximadamente. Quase R$ 100 bilhões foram destas 15 empresas, com participação de próximo a 51% na pré-pandemia.
As três maiores: Grupo NC (EMS), Hypera e Eurofarma cresceram entre 15% e 20% nos últimos ano móvel, aumentando a distância para a quarta colocada – a Sanofi, que ainda assim avançou 9,2%.
As empresas nacionais apresentam vendas na casa dos dois dígitos e têm 28% da comercialização de medicamentos. Companhias estas que foram assunto sobre uma possível fusão.
Das que ocupam o top 15, apenas cinco são multinacionais e entre as dez primeiras, duas são de fora do país: Novartis e Novo Nordisk.
A estratégia das multinacionais é sair do mercado de produtos maduros e focar áreas terapêuticas com maior valor agregado, comentou Henrique Tada, diretor executivo da Alanac.
Fonte: IQVIA
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