2019: Ponderando e Planejando

9849576065?profile=original

Por Robert J. Tamasy

 

Quais são os seus planos para 2019? Você quer que sua empresa cresça?  Deseja uma promoção ou um novo emprego, mais recompensador? Talvez queira mudar completamente de carreira? Ou, quem sabe, sua maior aspiração seja tornar-se uma versão melhorada de você mesmo? 

 

Outro calendário chega ao fim. É tempo para novamente nos envolvermos em duas atividades tradicionais: rever os acontecimentos do ano passado e fazer planos para o novo ano. Planejar tem uma vantagem sobre rever: não podemos mudar o passado; podemos apenas avaliá-lo. Mas ao planejar podemos ter um novo começo, determinando o que queremos fazer, como, onde e por quê.

 

Um elemento comum ao planejar é a fixação de objetivos. Do ponto de vista empresarial, à luz do que aconteceu no ano anterior, bem como das expectativas para o futuro, podemos formular planos para alcançar certos níveis de lucros, produtividade e crescimento. Planejar também é útil na esfera individual. Podemos estabelecer metas para crescimento e progresso pessoal e profissional, avaliando onde estamos e onde queremos estar em determinado ponto no futuro. 

 

Podemos desejar continuar progredindo com base nas realizações dos últimos 12 meses, ou buscar mudanças para alcançar objetivos que têm permanecido fora do nosso alcance. Assim, buscamos estratégias que nos façam melhores nos dias, meses e anos futuros.

 

Inúmeros artigos e livros têm sido escritos sobre o estabelecimento de metas e planejamento eficiente, mas raramente levam em conta os ensinamentos e diretrizes apresentados na Bíblia. Para auxiliar nesse processo, eis alguns exemplos para sua consideração: 

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

 

Riqueza. Para muitos a abundância é o maior objetivo — habilidade de conquistar o estilo de vida desejado. As Escrituras advertem manter perspectiva apropriada e realista: “Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso! As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu” (Provérbios 23:4-5). 

 

Excelência. Devemos nos esforçar continuamente para fazer o melhor que pudermos, não para nosso próprio benefício, mas como forma de reconhecimento de quem representamos e a quem servimos: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Efésios 2:10).

 

Foco Correto. Como podemos confiar que nossos objetivos foram bem concebidos? Como podemos estar certos de que os planos que formulamos vieram de motivações corretas? “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mateus 6:33).

 

Humildade. Ao fixar objetivos, raramente consideramos virtudes como humildade. Entretanto, em muitos casos, esta é a qualidade que assegura sucesso duradouro: “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida” (Provérbios 22:4).    

 

Robert J. Tamasy, é jornalista, editor e escritor, e autor de "Business at Its Best: Timeless Wisdom from Proverbs for Today's Workplace" e "Tufting Legacies" (ainda não traduzidos para o português). Em co-autoria com David A. Stoddard escreveu "The heart of Mentoring" e tem editado numerosos outros livros, incluindo "Advancing Through Adversity", por Mike Landry. Tamasy mantém um site www.bobtamasy-readywriterink.com e um blog atualizados semanalmente www.bobtamasy.blogspot.com. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de Sergio Fortes.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob