Top-Trends-in-the-Pharmaceutical-Industry_2025_1.jpg

 

O cenário farmacêutico está em constante evolução, impulsionado pela inovação digital e pela necessidade de responder aos desafios atuais da saúde. O que as empresas farmacêuticas devem esperar do próximo ano? Que soluções eles oferecerão para atender às demandas complexas dos pacientes? Vamos nos aprofundar nas principais tendências enfrentadas pela indústria farmacêutica em 2025.

 

by Vitória Sokolova - Epicflow

 

IA e aprendizado de máquina na descoberta de medicamentos

O impacto da IA na indústria farmacêutica não pode ser superestimado – a tecnologia revolucionou a descoberta de medicamentos, tornando-a muito mais rápida, precisa e menos dispendiosa. Isso é explicado pelo fato de que a IA reduz o tempo necessário para analisar uma grande quantidadede dados científicos para entender melhor os mecanismos da doença e encontrar potenciais candidatos a medicamentos. A tecnologia permite o cruzamento de pilhas de dados publicados em segundos, prevendo interações moleculares e otimizando projetos de ensaios. O rápido progresso do desenvolvimento da vacina COVID-19 também está associado ao uso de análises orientadas por IA.

 

Atualmente, a IA é aproveitada pelas empresas farmacêuticas para os seguintes fins:

  • Identificar potenciais alvos de medicamentos e validá-los;
  • Melhorar a eficiência dos ensaios clínicos(por exemplo, processando grandes quantidades de dados dos pacientes), reduzindo riscos e prevendo seus resultados;
  • Otimização da tomada de decisão no processo de desenvolvimento de medicamentos.

 

Como resultado, as empresas farmacêuticas podem reduzir significativamente o tempo e os custos de desenvolvimento de medicamentos, aumentar suas taxas de sucesso e estar preparadas para ameaças à saúde, como foi com a pandemia de COVID-19. Além disso, a IA é usada no processo de fabricação de medicamentos e no gerenciamento da cadeia de suprimentos, o que permite otimizá-los e reduzir problemas e riscos.

Por fim, gostaríamos de dar o exemplo de uma startup Senital 4D [1] que combina IA com biologia celular 3D para acelerar a descoberta de medicamentos contra o câncer. A empresa está desenvolvendo uma plataforma capaz de identificar candidatos a medicamentos adequados e prever seus efeitos, o que permite uma descoberta mais rápida e precisa de medicamentos contra o câncer.

Portanto, a integração de IA e ML no processo de desenvolvimento de medicamentos manterá sua posição entre as principais tendências farmacêuticas.

 

Evidências do mundo real (RWE)

Essa abordagem implica a obtenção de dados clínicos além dos ensaios clínicos tradicionais: analisando as informações fornecidas pelos dispositivos vestíveis, prontuários médicos e pesquisas com pacientes. Esse método ajuda a avaliar a eficácia do tratamento com mais precisão, melhora a tomada de decisões e cria oportunidades para fornecer cuidados de saúde personalizados. Atualmente, órgãos reguladores como o FDA (Food and Drug Administration) nos EUA e a EMA (European Medicines Agency) na Europa estão aproveitando o RWE para tomar decisões sobre aprovações de medicamentos. Por exemplo, a iniciativa DARWIN EU [2] coleta dados do mundo real sobre doenças, uso de medicamentos e seu desempenho, que são usados posteriormente pela EMA para a tomada de decisões regulatórias.

Em 2025, esperamos que essa tendência da indústria farmacêutica evolua, facilitada pelos avanços da tecnologia. Espera-se que as empresas farmacêuticas integrem dados do mundo real obtidos de várias fontes e processados por tecnologias avançadas, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Portanto, o RWE será a chave para otimizar o gerenciamento de todas as etapas do ciclo de vida dos produtos farmacêuticos.

 

Medicina Personalizada (PM)

Ficou claro que uma abordagem generalizada para o tratamento de pacientes não funciona igualmente bem em diferentes casos. Esse fato explica o surgimento da medicina personalizada ou de precisão: é uma abordagem de tratamento mais personalizada que leva em consideração o perfil genético e o estilo de vida das pessoas. O objetivo é fornecer aos pacientes os tratamentos certos no momento certo. [3]

Aqui estão os benefícios da medicina de precisão para a indústria farmacêutica:

  • Otimiza o desenvolvimento de medicamentos: PM possibilita o desenvolvimento de medicamentos adaptados aos perfis individuais dos pacientes;
  • Alinhar os ensaios clínicos com os objetivos das empresas farmacêuticas e aumentar sua eficiência;
  • Melhorar os resultados dos pacientes e reduzir os efeitos colaterais;
  • Ganhar vantagem competitiva: fornecer aos pacientes uma terapia eficaz diferencia as empresas de seus concorrentes no mercado.

Atualmente, a medicina personalizada é usada principalmente para o tratamento de câncer e doenças raras. Em 2025, espera-se que essa tendência da indústria farmacêutica dê passos significativos, sendo integrada à IA, biologia molecular e avanços na genômica, o que facilitará o atendimento às necessidades exclusivas dos pacientes com a maior precisão possível para uma ampla gama de doenças. [4; 5]

Top-Trends-in-the-Pharmaceutical-Industry_2025_3.jpg

 

Sustentabilidade

Apesar de sua importância para a saúde e o bem-estar das pessoas, a indústria farmacêutica está associada a um impacto negativo no meio ambiente. Por exemplo:

  • A fabricação farmacêutica consome muita energia e requer muita água, enquanto os produtos químicos usados no processo de fabricação podem causar contaminação ambiental;
  • as embalagens contêm muito plástico;
  • O lixo hospitalar é mais do que frequentemente descartado de forma inadequada, o que causa contaminação ambiental e riscos de propagação de doenças (por exemplo, com seringas ou agulhas usadas).

As empresas farmacêuticas já progrediram em sua jornada de sustentabilidade, investindo em equipamentos com eficiência energética e fontes de energia renováveis, minimizando o desperdício e gerenciando o descarte de águas residuais, escolhendo materiais de embalagem recicláveis, etc.

Portanto, em 2025, esperamos que as empresas farmacêuticas continuem sua jornada de sustentabilidade. Isso permitirá que eles não apenas atendam aos regulamentos de sustentabilidade, mas também reduzam custos, ganhem vantagem competitiva, facilitem a inovação e combatam as mudanças climáticas. [6]

 

A ascensão das Silico Trials 

Tradicionalmente, a pesquisa biomédica em animais tem sido uma prática comum na indústria farmacêutica. No entanto, os cientistas descobriram que sua eficácia é duvidosa - os organismos de animais saudáveis diferem dos de pessoas doentes; Isso significa que eles responderão aos medicamentos de maneiras diferentes, o que torna os resultados desses ensaios clínicos duvidosos.

Além disso, animais sentem dor, angústia ou morrem durante os experimentos ainda é um assunto de debate.

Portanto, com o desenvolvimento ativo das tecnologias digitais, elas estão substituindo os testes em animais. Um dos exemplos - ensaios in silico que são apoiados por avanços em computação, IA e estruturas regulatórias e têm sido amplamente utilizados desde a pandemia de COVID-19.

Esses ensaios envolvem simulações computacionais e modelos virtuais para prever a eficácia do medicamento e outros parâmetros essenciais sem realizar ensaios clínicosclássicos. Essa abordagem pode revolucionar os testes clínicos sem prejudicar animais e humanos. Aqui estão os outros benefícios dos ensaios in silico:

  • Economizando tempo e custos.

Em contraste com os ensaios tradicionais, os modelos in silico podem simular uma variedade de cenários em uma fração do tempo, o que acelera o desenvolvimento de medicamentos e reduz custos.

  • Maior personalização.

Os métodos in silico podem modelar diferenças genéticas, progressão da doença, resposta a tratamentos e outros parâmetros, o que é valioso para a medicina de precisão.

  • Modelagem mais precisa.

Aproveitar a IA e o aprendizado de máquina melhora a precisão dos modelos; por exemplo, ajuda a identificar possíveis problemas de segurança ou outros problemas mais cedo.

  • Sustentabilidade e ética.

Os testes in silico reduzem a necessidade de testes extensivos em animais e diminuem o impacto ambiental dos testes tradicionais, alinhando-se com as iniciativas de sustentabilidade do setor.

Órgãos reguladores como o FDA e a EMA estão demonstrando crescente interesse em metodologias in silico, o que facilita sua integração no processo de desenvolvimento de medicamentos. Assim, em 2025, espera-se que os testes in silico ganhem ainda mais popularidade. [7]

 

Conclusão

Podemos concluir que existem duas direções principais para o futuro da indústria farmacêutica: alavancar o potencial das tecnologias digitais (IA, aprendizado de máquina, análise de dados, tecnologias imersivas, etc.) e uma abordagem centrada no paciente em toda a cadeia de valor farmacêutica. Além disso, a indústria farmacêutica continuará seus esforços de sustentabilidade para reduzir seu impacto ambiental e combater as mudanças climáticas.

Para poder implementar todas essas inovações, acompanhar as tendências farmacêuticas recentes e fornecer produtos farmacêuticos o mais rápido possível, as empresas farmacêuticas precisam otimizar e agilizar seus processos e usar seus recursos com mais eficiência. 

 

Referências

  1. Sentinal 4D. Descoberta de medicamentos contra o câncer alimentada por IA. Obtido em: https://www.sentinal4d.com/
  2. DARWIN EU. Obtido em: https://www.darwin-eu.org/
  3. Medicina de Precisão. Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA. Obtido em: https://www.fda.gov/medical-devices/in-vitro-diagnostics/precision-medicine
  4. Relatório de Mercado de Medicina de Precisão 2025: Principais Dados e Inovações. Obtido em: https://www.startus-insights.com/innovators-guide/precision-medicine-market-report/#Top-trends 
  5. Marr, B. (2024). 7 tendências de saúde que transformarão a medicina em 2025. Obtido em: https://www.forbes.com/sites/bernardmarr/2024/11/20/7-healthcare-trends-that-will-transform-medicine-in-2025/
  6. Karkare, V. (2024). Green Pharma: Como a indústria farmacêutica está adotando a sustentabilidade. Obtido em: https://www.cornerstone-group.com/2024/04/12/green-pharma-how-the-pharmaceutical-industry-is-embracing-sustainability/
  7. Mesko, B. (2024). As 10 tendências que moldam o futuro da indústria farmacêutica. Obtido em: https://medicalfuturist.com/top-10-trends-shaping-future-pharma/

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob