O logotipo da 3M é visto na fábrica da 3M Tilloy em Tilloy-Lez-Cambrai, França, 18 de agosto de 2019. REUTERS/Pascal Rossignol
Reuters - A 3M divulgou planos para desmembrar o seu negócio de saúde numa empresa cotada, juntando-se a uma série de fabricantes norte-americanos que procuram simplificar os seus negócios e aumentar os retornos dos investidores.
A gigante industrial também buscou proteção contra falência para sua unidade que fabrica protetores auriculares para os militares dos EUA, na esperança de traçar uma linha sob litígios que pesaram sobre suas ações este ano.
A 3M está enfrentando reclamações de mais de 290.000 militares antigos e ativos que dizem que os tampões de ouvido estão defeituosos e danificaram sua audição.
Dos 16 julgamentos até agora envolvendo 19 militares, os demandantes venceram em 10, com cerca de US$ 265 milhões em prêmios combinados para 13 demandantes.
Os principais advogados dos demandantes, Bryan Aylstock e Christopher Seeger, disseram em um comunicado que lutariam para rejeitar o caso de falência.
A Aearo Technologies, a unidade que fabricou os tampões auriculares, iniciou os procedimentos do Capítulo 11 no Distrito Sul de Indiana, disse a 3M.
A fabricante do Post-it comprometeu US$ 1 bilhão para financiar um fundo fiduciário para resolver reivindicações determinadas como tendo direito a indenização e fornecerá financiamento adicional, se necessário.
A empresa registrou uma cobrança antes de impostos de US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre relacionada ao acordo de financiamento e às despesas do caso.
As ações subiram 5,7% com a notícia. Eles caíram cerca de 25% este ano.
"Vemos o anúncio da MMM de encerrar seu litígio de Combat Arms Earplugs como um positivo de longo prazo (se contido em US$ 1 bilhão)", disse Andrew Kaplowitz, analista do Citi Research.
JUNTA-SE À ONDA DO SPIN-OFF
A 3M vai desmembrar sua unidade de saúde - que respondeu por cerca de 25% dos US$ 35,35 bilhões em vendas em 2021 - em uma empresa pública.
As empresas americanas vêm quebrando seus negócios em meio a um consenso crescente de que têm melhor desempenho quando o foco é simplificado, bem como a crescente pressão de investidores ativistas para aumentar os retornos aos acionistas.
O negócio de saúde, no qual a 3M manterá uma participação de 19,9%, se concentrará em cuidados com feridas, cuidados bucais e tecnologia de saúde. A empresa espera concluir o spinoff até o final de 2023.
O lucro ajustado do segundo trimestre caiu para US$ 2,48 por ação, mas superou a estimativa média dos analistas de US$ 2,42.
Comentários