4 etapas obrigatórias na preparação para uma entrevista
Preparação bem feita aumenta chances de sucesso na entrevista - Getty Images
Brasileiros estão entre os que menos se preparam antes de encarar o recrutador. Confira o que você não pode deixar de fazer antes da entrevista de emprego
Camila Pati, de Exame
São Paulo - A preparação do candidato para uma entrevista de emprego pode fazer toda a diferença na hora de garantir uma oportunidade profissional. No entanto, muita gente parece não levar esta máxima muito a sério.
Recente pesquisa realizada pela Robert Walters situou os brasileiros entre os profissionais que menos dedicam tempo para se preparem para a entrevista. O excesso de confiança é tamanho que 71,2% dos entrevistados gastam menos de uma hora nesse processo.
O levantamento, feito em 20 países com mais 2,5 mil pessoas, indica que o Brasil está abaixo da média global já que mais da metade dos entrevistados passa mais de uma hora se preparando para a conversa com o recrutador.
Isso acontece porque a preparação ideal para a entrevista de emprego, na opinião dos recrutadores, é composta de algumas etapas e cumprir todas elas leva tempo. Confira o passo a passo indicado por Claudia Monari, diretora da divisão de outplacement e career planning da Career Center, para fazer antes da entrevista e aumentar as chances de sucesso no processo seletivo:
1 Repasse seus pontos fortes e fracos
Ao longo da sua trajetória profissional você deve ter percebido o que sabe fazer bem e em que situações encontra dificuldades. “A primeira coisa é se autoconhecer”, diz Claudia.
Quais são as suas habilidades? Que competências você ainda precisa desenvolver? Qual o calcanhar de Aquiles da sua carreira? Repasse momentos que comprovem seus pontos fortes e fracos. Você também pode conversar com pessoas que conhecem o seu trabalho para tentar responder às perguntas indicadas pela especialista.
2 Relembre projetos dos quais fez parte
Repassar os principais momentos da carreira é fundamental para não engasgar na hora em que o recrutador perguntar o que você construiu nas empresas e cargos pelos quais passou. Vale lembrar que esta é uma das 20 perguntas mais frequentes nas entrevistas de emprego.
“Nós indicamos que os candidatos façam o exercício de escrever sobre os projetos dos quais participaram”, diz Claudia. Ao sentar para escrever lembre-se de que especificar o que você precisava fazer, como fez e que resultados foram atingidos.
“Ao contara história dos projetos é importante também identificar as competências que você usou para chegar aos resultados”, diz Claudia. Não deixa nada escapar: conhecimentos técnicos utilizados e habilidades comportamentais devem ser explicados.
3 Pesquise sobre a empresa
Você já sabe qual o seu perfil e repassou os pontos importantes da sua trajetória. “Agora é hora conhecer o perfil da empresa”, diz Claudia.
Comece a pesquisa identificando todo o escopo de atuação da empresa. “O que ela faz, quais são os produtos dela”, diz Claudia. Busque notícias, visite o site. Veja quem são os concorrentes e descubra qual é o momento dela no mercado atual. Está em expansão ou não? Cresceu ou encolheu?
“A partir disso o candidato pode montar uma roteiro de questionamentos para fazer ao recrutador”, diz Claudia. A vantagem é que, na hora em que o entrevistador abrir a entrevista para você fazer perguntas, você vai demonstrar que é interessado e bem informado.
A partir desta pesquisa você também poderá identificar seus pontos de aderência à organização. Como você pode usar o seu conhecimento para contribuir com a empresa? Como suas competências podem ser aproveitadas?
Você também deve tentar descobrir qual é a cultura da organização para ter certeza de que tem o perfil certo para fazer parte do quadro de funcionários. “O processo de seleção é uma via de mão dupla. A empresa escolhe candidatos, mas os candidatos também escolhem a empresa”, lembra Claudia.
4 Tente descobrir o perfil de quem vai entrevistá-lo
Vai conversar com o presidente da empresa, com o seu potencial gestor, com o diretor de RH? Procure o nome do seu entrevistador nas redes sociais, como LinkedIn, pesquise no Google. “Isso pode ajudar na hora de o candidato direcionar o discurso”, diz Claúdia.
Imagine que você tem uma entrevista com o presidente da empresa e, ao fazer a pesquisa, percebe que este CEO é conhecido por ser um bom estrategista. Ou seja, se demonstrar que está interessado em planejamento estratégico as chances de encantá-lo serão altas.
Você também poderá encontrar um vínculo entre você e ele. Uma recente pesquisa revelou que a indentificação cultural vale mais do que o currículo na hora da contratação.
“Você pode descobrir que ele joga tênis, como você, por exemplo”, diz Claudia. Segundo ela, os candidatos não devem se acanhar por medo de serem invasivos. “Se a informação é pública, está na internet, não há problema”, diz Claudia.
Comentários
As dicas foram otimas,
Obrigada
Ótima matéria! Me ajudou muito! Abs
A unica parte que considero falha na matéria, é quando os especialistas vivem falando que precisa conhecer a empresa contratante antes de enviar o CV o problema é que, praticamente 80/90% dos anuncios vem sendo como sigiloso.
Então, quando solicitamos a revelação, a empresa de RH diz que em razão do contrato assinado não pode revelar.
Partindo por esse principio, quem está certo e quem está erado nessa historia?
Os especialistas que são unamides em falar para estudar a empresa contratante ou, as empresas contratantes que pedem anonimato?
muito boas as dicas, realmente as vezes chegamos muito confiantes, não que isso não seja importante, mas esquecemos de alguns detalhes que podem fazer a diferença no momento da entrevista. temos que ter a consciência de que o momento da entrevista é único, é o momento de causar uma boa impressão , portanto preparem- se mais.
venha a transcorrer de forma acertiva.
Comentário: Gilson Pirozzi
Valeu!!! Dicas muito importante para nos preparar, num mercado cada vez mais compatitivo...
Muito útil a matéria!
Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno...
Aqui na "tierra Brazilis", onde segundo diz a lenda os Headhunters gastam cerca de 15 segundos para avaliar um CV, a disponibilidade da informação sobre a empresa contratante é limitadíssima.
A maior parte dos anúncios, incluindo para posições executivas, o entrevistado só vai saber as informações sobre a empresa contratante após ter acertado a Mega-Sena de ter passado no escrutínio destes 15 segundos dos headhunters e ter sido convocado para a primeira entrevista com o headhunter. A partir dai, quando você consegue ir até a empresa contratante, começa um outro desafio: A série de entrevistas dentro da própria empresa que muitas vezes chegam a ser superior a 4. E, falando de experiência própria sendo entrevistado para posições executivas, as pessoas que estão te entrevistando não sabem o mínimo sobre a empresa ao qual trabalha pois, infelizmente, é prática aqui no Brasil os executivos (gerentes / diretores) serem primeiramente entrevistados por uma assistente / analista junior de RH.
Concordo que para se buscar uma oportunidade o candidato tem que se conhecer, saber suas virtudes, pontos cegos e suas respectivas oportunidades de melhorias. Mais a maior parte de vagas / posições / entrevistas realizadas no Brasil são para posições não executivas onde a incidência deste desconhecimento não ocorre tanto nem tampouco a pesquisa destas informações é exigida.
Muito boa essas dicas. Também estou passando por processos seletivos e sinto que na hora da entrevista fico insegura e não consigo passar a minha mensagem concreta.
Agora uma pergunta: porque os entrevistadores perguntam qual o nosso ponto fraco e o que estou fazendo para melhorar?
Como dizer o meu ponto fraco , se meu objetivo é o emprego e isso pode me levar a um não????
Abs,
Obrigado pela dica.Venho a 5 meses passando por processos seletivos onde não venho tendo sucesso mesmo tendo muita experiência na área, mas na hora da entrevista não sei o que acontece comigo, me dá um apagão e fico nervoso na hora não respondendo de maneirra correta as perguntas de quem está me entrevistando.