50 melhores faculdades de Farmácia do Brasil, segundo o MEC
Jornalista - Quero Bolsa
Você sabia que, segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), existem mais de 203 mil farmacêuticos registrados no Brasil? Pois é, essa é uma das profissões queridas atualmente e está em constante crescimento!
Entretanto, poucos sabem o quão vasta é a área da Farmácia e, infelizmente, associam o farmacêutico apenas àquelas pessoas que trabalham em drogarias, o que não é verdade! Que tal conhecer um pouco mais sobre esse curso e o seu mercado de trabalho?
Como é o curso de Farmácia?
O curso de Farmácia forma profissionais de saúde para atuar na cadeia produtiva das áreas de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas.
Ao final do curso, o aluno se qualifica para pesquisar, preparar, registrar, distribuir, garantir a qualidade e comercializar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal. O mercado de trabalho do farmacêutico é abrangente. Ele pode atuar em farmácias, drogarias, fábricas de medicamentos e cosméticos.
Onde o graduando em Farmácia pode atuar?
Segundo o Guia de Profissões do Quero Bolsa, o profissional de Farmácia pode trabalhar em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios.
Além disso, na indústria, está presente na área de produtos farmacêuticos e correlatos, assim como nas de produtos alimentares, cosméticos e outras. A maioria atua com carteira assinada, mas o farmacêutico também pode ser autônomo ou empregador!
50 melhores faculdades de Farmácia do Brasil
Ainda segundo o CFF, em 2016 existiam 529 faculdades que ofereciam o curso de Farmácia do Brasil! Com a grande concorrência no mercado, uma boa dica para se destacar é escolher uma faculdade de qualidade para ter acesso a um bom ensino!
Pensando nisso, a Revista QB consultou a versão mais atualizada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma das avaliações mais completas do Ministério da Educação (MEC), e selecionou os 50 cursos com melhores notas no CPC Contínuo e no CPC Faixa*! Confira a lista completa:
style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="1871484486">Quero estudar Farmácia! E agora?
Você se interessou pela profissão ou em alguma das faculdades da lista? Nós podemos te ajudar com uma bolsa de estudo. O que você acha? É só entrar no site do Quero Bolsa, escolher o curso, a instituição de ensino, quanto você pode pagar e pronto!
E sabe qual é o melhor de tudo? Não é preciso comprovar renda ou passar por processos seletivos, você escolhe a sua bolsa de estudo e garante o desconto até o final do curso. Ficou com alguma dúvida? É só ligar no 0800 941 3000 e um Guia do Aluno irá te ajudar.
*Existe diferença entre o CPC Contínuo e o CPC Faixa?
Sim! Essa é uma diferenciação que o MEC em todas as avaliações do CPC:
- CPC contínuo: essa é a nota final da instituição, com uma média de todos os componentes avaliados (as instituições são avaliadas de 1 a 5, sendo 5 a nota mais alta);
- CPC faixa: essa nota é o valor arredondado do CPC contínuo, que é a nota que as instituições de ensino divulgam. Quando uma instituição resulta na nota contínua igual ou maior a 3,945 sua nota faixa é o valor máximo, ou seja 5. Ou seja, quando um curso tiver nota inferior a 3,945 o valor do CPC faixa será de 4, e assim por diante.
Comentários