A disputa das farmácias para fidelizar o cliente

9849601865?profile=original

Concorrência – A guerra acirrada entre as farmácias tem impactado no mercado cearense e mudado as formas de diálogo com o consumidor.

Elas estão em muitas esquinas, uma perto da outra. Mas a disputa maior das farmácias é pela fidelização do cliente. O boom desse mercado acirrou a concorrência no Ceará, que refletiu na busca por mais qualidade no serviço e ofertas. O resultado disso são compradores mais exigentes diante das inúmeras possibilidades.

O segmento investe na ampliação do mix de produtos, serviços diferenciados e ações com foco no consumidor. Pague Menos, Extrafarma e Drogasil são as mais expressivas no Estado.

Gal Kury, consultora de Marketing e professora da Universidade de Fortaleza (Unifor), explica que para vencer a concorrência a tecnologia tem sido aliada dos negócios. Dentre elas, “a Business intelligence (inteligência empresarial)”, que utiliza da coleta de informações e perfil do público para acertar no direcionamento da venda.

Outro conceito utilizado é o de loja drugstore. O modelo inclui mix de produtos de valor agregado, como cosméticos. “A competição não é mais para quem vende remédio, é quem presta o melhor serviço, cria o melhor ambiente, tem o melhor atendimento”, complementa.

Aline Loureiro, diretora de Marketing da Pague Menos, acredita que “o diferencial é investir na saúde”. Temos um atendimento farmacêutico especializado”, exemplifica com o Clinic Farma, que tem salas dentro das farmácias para a prestação individual de serviços e atenção farmacêutica.

Os clientes podem fazer acompanhamento do tratamento prescrito pelos médicos e também exames laboratoriais rápidos. São 840 salas de atendimento, distribuídas em todos os estados, devendo ultrapassar 900 até o fim do ano. Em quatros anos, foram realizados mais de nove milhões de serviços farmacêuticos.

No relacionamento com o público, ela ainda lista as ações como o Encontro de Mulheres, os 10 anos do Circuito de Corridas, a loja 1000 e a conceito, que irá inaugurar em junho.

Vitor Bertoncini, diretor de Marketing da Drogasil, destaca ações como a operação Compre e Retire. “O consumidor compra no site, mobile ou App, e retira seus produtos em até 1h. Lançamos também o Programa de Uso Contínuo, para clientes frequentes. Ao se cadastrar no Programa, o consumidor recebe lembretes de recompra, conteúdos sobre sua saúde e descontos progressivos”. Ele acrescenta ainda os programas de Fidelidade e de qualidade e humanização do atendimento. “Quando nossos clientes entram em nossas lojas, eles têm a clara percepção de que estamos lá para cuidar deles”, diz. A rede Extrafarma não retornou até o fechamento desta edição.

Lojas

Drogasil tem 1.850 lojas em 22 estados, sendo 24 no Ceará, todas em Fortaleza. A Pague menos tem 1.178 lojas e 840 unidades do Clinic Farma, 183 no Ceará e 124 em Fortaleza.

Fonte: O Povo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob