Imagem de simple_tunchi0 por Pixabay
Por Max Gehringer
Existem cinco estágios em uma carreira:
O primeiro estágio é aquele em que um funcionário precisa usar crachá, porque quase ninguém na empresa sabe o nome dele.
No segundo estágio, o funcionário começa a ficar conhecido dentro da empresa e seu sobrenome passa a ser o nome do departamento em que trabalha. Por exemplo, Heitor de contas a pagar.
No terceiro estágio, o funcionário passa a ser conhecido fora da empresa e o nome da empresa se transforma em sobrenome. Heitor do banco tal.
No quarto estágio, é acrescentado um título hierárquico ao nome dele: Heitor, diretor do banco tal.
Finalmente, no quinto estágio, vem a distinção definitiva. Pessoas que mal conhecem o Heitor passam a se referir a ele como 'o meu amigo Heitor, diretor do banco tal'.
Esse é o momento em que uma pessoa se torna, mesmo contra sua vontade, em 'amigo profissional'.
Existem algumas diferenças entre um amigo que é amigo e um amigo profissional.
Amigos que são amigos trocam sentimentos. Amigos profissionais trocam cartões de visita. Uma amizade dura para sempre. Uma amizade profissional é uma relação de curto prazo e dura apenas enquanto um estiver sendo útil ao outro.
Amigos de verdade perguntam se podem ajudar. Amigos profissionais solicitam favores. Amigos de verdade estão no coração. Amigos profissionais estão em uma planilha.
É bom ter uma penca de amigos profissionais. É isso que, hoje, chamamos networking, um círculo de relacionamentos puramente profissional.
Mas é bom não confundir uma coisa com a outra.
Amigos profissionais são necessários. Amigos de verdade, indispensáveis.
"Algum dia, e esse dia chega rápido, os únicos amigos com quem poderemos contar serão aqueles poucos que fizemos quando amizade era coisa de amadores."
Post de 19/12/2014, repost em 09/04/2024
Comentários
Coisa rara!!!
Concordo 1000%. Parabéns pelo texto.
Com isso, bons profissionais são jogados à margem do emprego, esquecidos, desprezados e até difamados por "profissionais" que estão na "cristã da onda" nas empresas, mas que, verdadeiramente, só tem um Valor Profissional: Tirar o máximo de proveito possível da minha carreira, nem que para esse fim, eu tenha que pisar na cabeça de outros! Essa é a realidade do mercado de trabalho hoje.
AMIGOS VERDADEIROS SÃO POUCOS, DA PRA CONTAR NOS DEDOS, INCLUSIVE SÃO AQUELES QUE SEMPRE ESTIVERAM AO NOSSO LADO, SEJA EM QUAISQUER CIRCUNSTANCIA DA VIDA, TANTO PESSOAL COMO PROFISSIONAL, NUCA SE ESQUECEM DA GENTE, ISSO SIM SÃO OS VERDADEIROS AMIGOS. UM ABRAÇO AOS MEUS QUERIDOS AMIGOS VERDADEIROS. UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO COM MUITA SAÚDE, PAZ E AMOR.
Ótima definição sobre AMIGO e não amizade. Como diz Milton Nascimento "AMIGO É COISA PRA GUARDAR DENTRO DO PEITO HÁ SETE CHAVES" Com advento da T.I. e competitividade estes valores se perderam, fazendo com que Vc avalie quem realmente é seu AMIGO DE VERDADE. Manoel Soares
Bom dia!
Cara você anda inspirado é concordo totalmente com suas palavras. Um amigo de verdade nunca te pergunta se você precisa de ajuda sempre ajudará na hora certa.
Valeu por mais esta dica, direto de sua redação.
Att. Eduardo Machado Silva
Goiânia - Goiás 62 9232-3729
Bela matéria!
Eu acrescentaria: amigos pessoais você escolhe, amigos profissionais lhe são impostos.
Abraço a todos,