Japonesa Eisai busca ampliar mercado no Brasil com remédio para insônia
A japonesa Eisai busca ampliar mercado no Brasil com remédio para insônia, mundialmente tem sido visto como o mais eficaz. Informou o jornal Folha de S.Paulo.
A multinacional japonesa enviou o dossiê do lemborexant para análise da Anvisa. “Queremos colocar nosso produto no mercado até o próximo ano”, Comentou Luiz Silva, responsável técnico da Eisai no Brasil. Segundo Silva, a expectativa é a aprovação até o primeiro semestre de 2023.
O lemborexant já tem aprovação para esta indicação pelo FDA desde 2019 e neste momento aguarda aprovação do Reino Unido. Conforme os resultados de um estudo científico publicado no The Lancet em julho último, o lemborexant deve avançar de forma rapida para outros mercados.
O artigo de pesquisadores da Universidade de Oxford mostra o lemborexant com mais eficácia no combate à insônia, exigindo dados mais robustos sobre sua segurança.
A pesquisa consiste em uma revisão sistemática e utilizou, como efeito de comparação, vários outros remédios contra insônia utilizados em adultos e um grupo placebo. Os pesquisadores levaram em conta os resultados para a melhoria da qualidade do sono, a taxa de descontinuidade dos tratamentos, efeitos colaterais e segurança dos medicamentos.
O lemborexant compõe a família de antagonistas da hipocretina (ou orexina), uma substância presente no hipotálamo, uma pequena região do cérebro. O medicamento desponta como alternativa terapêutica para um mal crônico. A Associação Brasileira do Sono (ABS) aponta que 73 milhões de brasileiros convivem com a insônia. Especialistas acreditam que de 30% a 40% dos indivíduos sofrerão com esse problema em alguma fase da vida.
Comentários