by G7
Uma pílula robótica que fornece insulina diretamente ao intestino pode substituir várias injeções dolorosas para pessoas com diabetes.
Ele também pode fornecer antibióticos, oferecendo esperança de combater superbactérias com medicamentos orais.
Para pacientes e médicos, fazer tratamentos por via oral é mais desejável. A deglutição é mais segura, mais conveniente e menos invasiva.
Mas as drogas orais muitas vezes não conseguem resistir ao ácido estomacal antes de entregar suas cargas úteis para os efeitos pretendidos. A degradação os torna menos eficazes.
A cápsula, chamada RoboCap, pode revolucionar a terapia. Em um modelo suíno, aumentou a permeabilidade à insulina em mais de dez vezes.
Resultados semelhantes foram observados para a vancomicina, um antibiótico que geralmente é administrado por via intravenosa.
O principal autor Dr Giovanni Traverso, do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos EUA, disse: “Peptídeos e proteínas são drogas importantes.
“Mas o ambiente degradativo do trato gastrointestinal e a má absorção limitaram a capacidade de administrar esses medicamentos por via oral”.
Os porcos têm semelhanças anatômicas, fisiológicas e bioquímicas com os humanos, tornando-os ideais para pesquisas.
Dr Traverso disse: “Os movimentos de limpeza e agitação do muco do RoboCap são projetados para superar essas barreiras e ajudar a fornecer medicamentos onde são necessários”.
Do tamanho de um mirtilo, o dispositivo barato é feito de polímero biodegradável e componentes de aço inoxidável.
Ele atravessa o ambiente hostil do estômago, resistindo aos ataques de enzimas e penetrando na barreira de muco do intestino delgado e outros obstáculos.
Atualmente, muitos medicamentos comuns, incluindo insulina, devem ser administrados por outros meios.
Dr. Traverso disse: “Quando ingerido, o revestimento gelatinoso do RoboCap é dissolvido no estômago.
“O ambiente do intestino delgado ativa o RoboCap, que vibra e gira para limpar o muco, melhorar a mistura e depositar a carga útil do medicamento no intestino delgado, onde o medicamento provavelmente será absorvido.
“Nossa motivação é tornar mais fácil para os pacientes tomarem medicamentos, principalmente medicamentos que requerem injeção. O clássico é a insulina, mas existem muitos outros.”
Muitos diabéticos precisam de várias doses de insulina para controlar sua condição diariamente. O método de entrega padrão é através de injeções com agulhas pequenas muitas vezes ao dia.
Pode ser especialmente desconfortável, pesado e é mais difícil do que apenas tomar uma pílula. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças relatam que 37 milhões de americanos, ou mais de um em cada 10, sofrem de diabetes.
É a oitava causa mais comum de morte na América, responsável por pouco mais de 100.000 mortes a cada ano.
A insulina é produzida naturalmente no pâncreas e, em seguida, viaja para o fígado, onde ajuda a processar o açúcar no sangue.
Uma pessoa que sofre de diabetes tipo 1 não produz insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue, se é que produz. Todos os pacientes requerem algum tipo de dosagem para controlar a condição.
Aqueles com diabetes tipo 2, a forma ligada à obesidade, também podem precisar de insulina para aumentar os níveis do hormônio e controlar o açúcar no sangue.
A injeção padrão de insulina em 100 unidades internacionais (UI) por injeção. Tentativas anteriores de desenvolver uma pílula de insulina tiveram que carregar cerca de 500 iu para funcionar adequadamente.
Diabetes afeta quase cinco milhões de pessoas no Reino Unido.
RoboVap é descrito na revista Robótica científica.
SWNS
Comentários