As soluções digitais estão se tornando cada vez mais integradas à saúde, incluindo aplicativos de saúde mental. Crédito: Stokkete via Shutterstock.
À medida que a popularidade da telemedicina aumentou, houve um foco crescente em avaliações de saúde mental assistidas por IA, monitoramento e indicadores de bem-estar
A telemedicina refere-se ao uso da tecnologia para fornecer serviços de saúde remotamente e com mais eficiência, permitindo que os pacientes consultem profissionais de saúde e recebam cuidados médicos sem estarem fisicamente presentes em uma unidade de saúde. A telemedicina abrange uma ampla gama de atividades de saúde, incluindo teleconsultas, monitoramento remoto de pacientes, dispositivos médicos conectados e aplicativos móveis. O uso da telemedicina cresceu desde a pandemia de Covid-19 e agora é a forma preferida de receber assistência médica para muitos.
Nos EUA, quase metade da população do país vive em uma área de escassez de mão de obra de saúde mental. A escassez de profissionais de saúde comportamental está impedindo as pessoas de receber os cuidados de que precisam. Alguns grupos são desproporcionalmente impactados, incluindo aqueles que vivem em áreas rurais e populações minoritárias.
Como a IA pode ajudar?
A IA tem o potencial de revolucionar a telemedicina, tornando os processos mais acessíveis, eficientes e eficazes. As soluções digitais estão se tornando cada vez mais integradas à saúde, incluindo aplicativos de saúde mental. Esses aplicativos são projetados para abordar uma série de problemas de saúde mental e oferecer suporte, monitoramento de pacientes e uma alternativa aos serviços tradicionais de saúde mental presenciais. A telemedicina alimentada por IA para saúde mental pode melhorar a acessibilidade e o envolvimento do paciente e ajudar a facilitar o monitoramento da saúde do paciente em tempo real, permitindo uma intervenção mais rápida e evitando reinternações hospitalares.
Aplicativos mais recentes transformaram a saúde mental, fornecendo suporte de saúde mental acessível e personalizado. As ferramentas baseadas em IA podem analisar padrões de fala e expressões faciais, avaliar emoções e fornecer aos médicos análises e alertas em tempo real para pacientes de alto risco. Esses aplicativos também podem diminuir o custo dos cuidados de saúde por meio de menos sessões presenciais e reduzir os custos gerais para os provedores.
Inovação no espaço da saúde comportamental
À medida que a popularidade da telemedicina e do monitoramento remoto de pacientes aumentou, uma grande variedade de startups de saúde comportamental se seguiu, com muito foco em avaliações de saúde mental assistidas por IA, monitoramento e indicadores de bem-estar.
A start-up Videra Health, com sede em Utah, criou uma plataforma digital registrada pela FDA e orientada por IA que conecta provedores a pacientes a qualquer hora, em qualquer lugar entre as visitas e após a alta. Os pacientes fazem check-in com seus provedores respondendo a perguntas tradicionais de avaliação de saúde, bem como compartilhando informações por meio de vídeo, áudio, texto ou respostas híbridas gravadas. A plataforma analisa as interações e as resume em conclusões clínicas acionáveis para equipes de atendimento e líderes de operação, visando a identificação de preocupações urgentes e uma intervenção mais rápida.
Comentários