Como a Johnson & Johnson fez durante sua teleconferência de resultados no dia anterior, a Abbott estimou que as tarifas globais acabariam custando "algumas centenas de milhões de dólares" no segundo semestre deste ano, de acordo com o CEO Robert Ford - embora ele tenha dito estar confiante de que a empresa poderia resistir parcialmente à tempestade investindo em sua rede de produção distribuída.

"Embora as tarifas tenham um impacto financeiro, com 90 fábricas em todo o mundo – e décadas de experiência na execução de nossa estratégia de rede global – estamos bem posicionados para implementar a mitigação para ajudar a gerenciar o impacto das tarifas", disse a Ford ao anunciar os resultados do primeiro trimestre da empresa.

A Abbott registrou um crescimento de 8,3% na receita ano a ano, ao contabilizar as flutuações cambiais e excluindo o declínio contínuo em seus negócios de testes COVID-19, para US$ 10,36 bilhões em vendas mundiais totais. A empresa também se manteve estável com suas previsões financeiras para 2025, com projeções de crescimento entre 7,5% e 8,5% e lucro ajustado por ação de US$ 5,05 a US$ 5,25.

"Antes das tarifas ... e dado o impulso que estávamos vendo no negócio de base, estávamos até pensando em aumentar nossa orientação de EPS", disse Ford. "Mas as tarifas estão aqui, então sentimos que reafirmar nossa orientação já era uma declaração bastante forte."

Ford disse que os impactos mais pesados cairiam entre os EUA e a China, começando principalmente no terceiro trimestre. No entanto, a base de fabricação da empresa tem sido, durante anos, construída para localizar a produção o mais próximo possível do cliente e, em seguida, adicionar redundância para proteger contra riscos da cadeia de suprimentos, acrescentou.

"As tarifas não estavam em nossa lista de riscos, mas fornecem muita capacidade de manobra", disse Ford.

Como exemplo, ele apontou para os monitores contínuos de glicose FreeStyle Libre da Abbott, para os quais dois locais de produção nos EUA estão focados em atender à demanda doméstica, enquanto quatro locais internacionais adicionais atendem ao resto do mundo.

"Fizemos isso com os testes COVID também, onde o Binax foi feito nos EUA para os EUA, e o Panbio foi feito fora dos EUA para os mercados internacionais", disse ele. "Se tivéssemos colocado toda a nossa fabricação no Sudeste Asiático, ou colocado toda a nossa fabricação na Europa, isso poderia ser um pouco mais complicado, mas sempre tivemos a visão de espalhá-lo."

Compensações adicionais podem incluir o enfraquecimento do valor do dólar americano, disse Ford, bem como possíveis mudanças nas taxas de juros e na política tributária. "Posso dizer que não há muita desaceleração de P&D, ou desaceleração de SG&A, em nossos planos de mitigação – mas há variáveis a serem consideradas", disse ele.

Em seu comunicado, a empresa também destacou dois investimentos em fabricação e P&D em novos locais em Illinois e Texas, totalizando US$ 500 milhões, que devem entrar em operação até o final deste ano.

"Precisamos pensar em mitigar isso de maneira sustentável e de longo prazo. Você pode usar um balanço patrimonial e construir algum estoque, e provavelmente faremos parte disso - mas se toda a sua estratégia é construir estoque, adivinhe o que vai acontecer em 2026? Ou sempre que esse estoque acabar? Então, estamos realmente olhando para nossa rede de fabricação e otimizando-a."

No primeiro trimestre, os US$ 4,9 bilhões em receita das divisões de dispositivos médicos da empresa cresceram 12,6% em uma base orgânica, em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso incluiu um aumento de 27,1% no negócio de tratamento de diabetes da Abbott nos EUA, bem como um ganho de 20,9% nas vendas de coração estrutural nos EUA.

Os US$ 2,05 bilhões da Diagnostics, por sua vez, representaram uma queda de 4,9% no geral, ou uma oscilação para um ganho de 0,5% ao excluir as vendas de testes COVID - que arrecadaram US$ 84 milhões contra os US$ 204 milhões de 2024. A empresa disse que também perdeu terreno no setor devido a programas de compras baseados em volume na China.

No futuro, a Abbott apontou para a aprovação europeia de março de sua plataforma de ablação por campo pulsado Volt – uma das mais recentes luzes verdes em um campo crescente de sistemas de fibrilação atrial que viu participantes da Boston Scientific, Medtronic e J&J. A empresa também lançou recentemente um ensaio clínico principal nos EUA de um sistema de litotripsia intravascular projetado para limpar caminhos através de bloqueios nas artérias coronárias do coração.

 

Fonte: Fierce Biotech

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